Viaturas da PM estão sucateadas em Nova Andradina

Na noite desta quinta-feira (17), por volta das 19h, a reportagem flagrou uma viatura da Polícia Militar quebrada em plena avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, no centro de Nova Andradina – distante a 297 km de Campo Grande. Os policiais ao tentarem sair com o veículo, o mesmo não funcionou deixando os militares a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na noite desta quinta-feira (17), por volta das 19h, a reportagem flagrou uma viatura da Polícia Militar quebrada em plena avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, no centro de Nova Andradina – distante a 297 km de Campo Grande.

Os policiais ao tentarem sair com o veículo, o mesmo não funcionou deixando os militares a “pé”. Não é de hoje, que a PM de Nova Andradina sofre com a defasagem de viaturas no município, apurado pela reportagem, existem cerca de 8 viaturas e aproximadamente 8 motos patrulhas para cuidar dos aproximados 50 mil habitantes.

A viatura teve que esperar outra chegar para realizar uma transferência de carga de bateria com cabo, conhecido como “chupeta”, para poder funcionar o veículo.

Das 8 viaturas que existem no município, somente 4 [com a base móvel] estão em operação, sendo que uma é emprestada de outro município e o restante estão quebradas, precisando de manutenção e as motos não tem militar para trabalhar com elas, o mesmo acontece com a base móvel comunitária, que sem militares, ela foi utilizada somente um dia no trabalho comunitário.

Dessas viaturas, a especializada no combate à criminalidade violenta, a viatura da Força Tática estava sucateada, graças à câmara municipal de Nova Andradina, o conserto de aproximadamente R$ 9 mil reais, vai sair da câmara repassando para a prefeitura destinando ao conselho municipal de segurança, para arrumar o veículo.

O 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina não informa quantos carros estariam nas ruas, mas um militar confirma que, com uma média de cinco a seis anos de uso, a frota sofre baixas frequentes devido aos consertos mecânicos.

Levantamento feito pela reportagem, a cidade necessitaria de pelo menos 8 viaturas em operação, no mínimo 3 policiais em cada viatura, pois muitas delas são utilizadas em escoltas de presos, tanto dentro da cidade, quanto para fora. Na situação de hoje, com escoltas, a cidade fica desguarnecida.

“O problema é que essas viaturas podem até passar por manutenção, mas vão sair do conserto, funcionar e depois quebrar novamente, devido ao sucateamento”, diz um profissional de manutenção.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, as novas viaturas para suprir a demanda já estão sendo licitadas e no início de 2014 poderá chegar novas viaturas à Nova Andradina.

Conteúdos relacionados