Vettel vence na Índia e ratifica conquista do tetracampeonato da F-1
Sebastian Vettel viveu neste domingo o Grande Prêmio da Índia mais difícil de sua história. Para ele, porém, isso não fez diferença. Ajudado por um problema no câmbio de Mark Webber, companheiro dele na Red Bull, o alemão venceu a prova disputada no circuito de Buddh e confirmou a conquista antecipada do tetracampeonato mundial da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sebastian Vettel viveu neste domingo o Grande Prêmio da Índia mais difícil de sua história. Para ele, porém, isso não fez diferença. Ajudado por um problema no câmbio de Mark Webber, companheiro dele na Red Bull, o alemão venceu a prova disputada no circuito de Buddh e confirmou a conquista antecipada do tetracampeonato mundial da Fórmula 1.
O GP da Índia entrou no calendário da Fórmula 1 em 2011. Vettel foi pole position nas três edições, mas liderou de ponta a ponta as provas dos anos anteriores. Neste domingo, ele chegou a brigar por espaço com Webber por causa de uma estratégia diferente de paradas nos boxes.
A briga com Webber, contudo, valia apenas a vitória neste domingo. Vettel só precisava de um quinto lugar para ser campeão independentemente de outros resultados, e o título não correu risco em nenhum momento.
Com a quebra de Webber, Nico Rosberg ficou com a segunda posição. Ele acabou mais de 25 segundos atrás de Vettel, o que mostra um pouco o quanto o alemão sobrou. Romain Grosjean completou o pódio, e o brasileiro Felipe Massa chegou em quarto.
Anteriormente, apenas três pilotos haviam atingido a marca de quatro títulos da Fórmula 1. Juan Manuel Fangio, Alain Prost e Michael Schumacher são os únicos companheiros de Vettel no panteão dos tetracampeões.
Fangio amealhou o quarto título em 1956, quando tinha 45 anos. Prost tinha 38 em 1993, quando fechou sua quarta temporada vencedora. Michael Schumacher chegou à quarta conquista em 2001, aos 32 anos.
Os 26 anos de Vettel são uma medida do quanto o alemão tem sido precoce e dominante na Fórmula 1. Além de ser o tetracampeão mais jovem da história, ele foi o terceiro em todos os tempos a obter quatro conquistas consecutivas – Prost chegou aos títulos em anos separados.
Além de Vettel, a vitória deste domingo ratificou o domínio da equipe Red Bull. Com o triunfo do alemão, a equipe assegurou o tetracampeonato de construtores da Fórmula 1.
A corrida
Entre os cinco primeiros no grid de largada do Grande Prêmio da Índia, apenas o quarto colocado, Mark Webber, optou por pneus médios. O australiano teve o início mais lento no pelotão da frente da prova deste domingo.
Sebastian Vettel teve uma largada segura e saltou na frente, mas o grande destaque do início do GP foi o brasileiro Felipe Massa. Com pneus macios, o piloto da Ferrari saltou da quinta para a segunda posição ainda na primeira volta, com direito a uma ultrapassagem espetacular – ele superou Lewis Hamilton e Nico Rosberg em apenas um movimento.
Excelente para Massa, a largada não foi nada favorável a Fernando Alonso. O espanhol saiu em oitavo, mas foi tocado em duas vezes e perdeu posições.
Na terceira volta, Vettel foi para os boxes. O alemão voltou à pista na 17ª posição, e Felipe Massa assumiu a primeira posição.
Alonso também precisou parar por causa dos toques que recebeu na largada. O espanhol voltou ainda pior do que Vettel e chegou a ocupar o vigésimo lugar.
Antes do início da prova, a Pirelli havia avisado que os pneus macios durariam cerca de oito voltas. Foi exatamente esse o tempo que Felipe Massa levou até parar e ser ultrapassado por Webber. A despeito de não ter começado bem, o australiano usou compostos médios, retardou o primeiro pit e assumiu a liderança.
Enquanto os pilotos que retardaram a primeira parada estavam na frente, Vettel começou a mostrar superioridade. O alemão ganhou posições rapidamente, e na décima volta ele já ocupava o sexto lugar.
A corrida de Vettel, nessa altura, já tinha um ritmo absolutamente diferente. O alemão empilhou voltas mais rápidas, chegou ao terceiro posto e ficou atrás apenas de Mark Webber e Sergio Perez, que ainda não tinham parado.
Na 21ª volta, a despeito do tempo perdido no pit stop, Vettel conseguiu ultrapassar Perez e chegou ao segundo posto. Ele ocupou esse lugar até a primeira parada de Webber, na 29ª volta, e então voltou à liderança.
Nesse período da corrida, a estratégia começou a diferenciar os dois pilotos. Webber retomou a liderança quando Vettel parou, mas foi ao pit stop e viu o alemão ficar dez segundos à frente.
Havia uma disputa aberta entre Sebastian Vettel e Mark Webber. Na 40ª volta, porém, um problema mecânico favoreceu o alemão. O câmbio do australiano falhou e ele deixou a prova, abrindo caminho para a vitória do tetracampeão.
A próxima prova da temporada 2013 da Fórmula 1 está agendada para o dia 3 de novembro, nos Emirados Árabes Unidos. Depois, a categoria ainda passará por Estados Unidos (17/11) e Brasil (24/11) neste ano.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.