Vettel vence na Índia e ratifica conquista do tetracampeonato da F-1

Sebastian Vettel viveu neste domingo o Grande Prêmio da Índia mais difícil de sua história. Para ele, porém, isso não fez diferença. Ajudado por um problema no câmbio de Mark Webber, companheiro dele na Red Bull, o alemão venceu a prova disputada no circuito de Buddh e confirmou a conquista antecipada do tetracampeonato mundial da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sebastian Vettel viveu neste domingo o Grande Prêmio da Índia mais difícil de sua história. Para ele, porém, isso não fez diferença. Ajudado por um problema no câmbio de Mark Webber, companheiro dele na Red Bull, o alemão venceu a prova disputada no circuito de Buddh e confirmou a conquista antecipada do tetracampeonato mundial da Fórmula 1.

O GP da Índia entrou no calendário da Fórmula 1 em 2011. Vettel foi pole position nas três edições, mas liderou de ponta a ponta as provas dos anos anteriores. Neste domingo, ele chegou a brigar por espaço com Webber por causa de uma estratégia diferente de paradas nos boxes.

A briga com Webber, contudo, valia apenas a vitória neste domingo. Vettel só precisava de um quinto lugar para ser campeão independentemente de outros resultados, e o título não correu risco em nenhum momento.

Com a quebra de Webber, Nico Rosberg ficou com a segunda posição. Ele acabou mais de 25 segundos atrás de Vettel, o que mostra um pouco o quanto o alemão sobrou. Romain Grosjean completou o pódio, e o brasileiro Felipe Massa chegou em quarto.

Anteriormente, apenas três pilotos haviam atingido a marca de quatro títulos da Fórmula 1. Juan Manuel Fangio, Alain Prost e Michael Schumacher são os únicos companheiros de Vettel no panteão dos tetracampeões.

Fangio amealhou o quarto título em 1956, quando tinha 45 anos. Prost tinha 38 em 1993, quando fechou sua quarta temporada vencedora. Michael Schumacher chegou à quarta conquista em 2001, aos 32 anos.

Os 26 anos de Vettel são uma medida do quanto o alemão tem sido precoce e dominante na Fórmula 1. Além de ser o tetracampeão mais jovem da história, ele foi o terceiro em todos os tempos a obter quatro conquistas consecutivas – Prost chegou aos títulos em anos separados.

Além de Vettel, a vitória deste domingo ratificou o domínio da equipe Red Bull. Com o triunfo do alemão, a equipe assegurou o tetracampeonato de construtores da Fórmula 1.

A corrida

Entre os cinco primeiros no grid de largada do Grande Prêmio da Índia, apenas o quarto colocado, Mark Webber, optou por pneus médios. O australiano teve o início mais lento no pelotão da frente da prova deste domingo.

Sebastian Vettel teve uma largada segura e saltou na frente, mas o grande destaque do início do GP foi o brasileiro Felipe Massa. Com pneus macios, o piloto da Ferrari saltou da quinta para a segunda posição ainda na primeira volta, com direito a uma ultrapassagem espetacular – ele superou Lewis Hamilton e Nico Rosberg em apenas um movimento.

Excelente para Massa, a largada não foi nada favorável a Fernando Alonso. O espanhol saiu em oitavo, mas foi tocado em duas vezes e perdeu posições.

Na terceira volta, Vettel foi para os boxes. O alemão voltou à pista na 17ª posição, e Felipe Massa assumiu a primeira posição.

Alonso também precisou parar por causa dos toques que recebeu na largada. O espanhol voltou ainda pior do que Vettel e chegou a ocupar o vigésimo lugar.

Antes do início da prova, a Pirelli havia avisado que os pneus macios durariam cerca de oito voltas. Foi exatamente esse o tempo que Felipe Massa levou até parar e ser ultrapassado por Webber. A despeito de não ter começado bem, o australiano usou compostos médios, retardou o primeiro pit e assumiu a liderança.

Enquanto os pilotos que retardaram a primeira parada estavam na frente, Vettel começou a mostrar superioridade. O alemão ganhou posições rapidamente, e na décima volta ele já ocupava o sexto lugar.

A corrida de Vettel, nessa altura, já tinha um ritmo absolutamente diferente. O alemão empilhou voltas mais rápidas, chegou ao terceiro posto e ficou atrás apenas de Mark Webber e Sergio Perez, que ainda não tinham parado.

Na 21ª volta, a despeito do tempo perdido no pit stop, Vettel conseguiu ultrapassar Perez e chegou ao segundo posto. Ele ocupou esse lugar até a primeira parada de Webber, na 29ª volta, e então voltou à liderança.

Nesse período da corrida, a estratégia começou a diferenciar os dois pilotos. Webber retomou a liderança quando Vettel parou, mas foi ao pit stop e viu o alemão ficar dez segundos à frente.

Havia uma disputa aberta entre Sebastian Vettel e Mark Webber. Na 40ª volta, porém, um problema mecânico favoreceu o alemão. O câmbio do australiano falhou e ele deixou a prova, abrindo caminho para a vitória do tetracampeão.

A próxima prova da temporada 2013 da Fórmula 1 está agendada para o dia 3 de novembro, nos Emirados Árabes Unidos. Depois, a categoria ainda passará por Estados Unidos (17/11) e Brasil (24/11) neste ano.

Conteúdos relacionados