Vale do Ivinhema se une em prol de centro de recuperação de dependentes

A primeira unidade do Centro de Recuperação de Dependentes de Drogas e Álcool do Vale do Ivinhema, mantida pela Organização Não Governamental (ONG) Esquadrão da Vida, de Campo Grande, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (3) no município de Batayporã. Para a efetivação do projeto, autoridades de toda a região se mobilizaram em prol da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A primeira unidade do Centro de Recuperação de Dependentes de Drogas e Álcool do Vale do Ivinhema, mantida pela Organização Não Governamental (ONG) Esquadrão da Vida, de Campo Grande, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (3) no município de Batayporã.

Para a efetivação do projeto, autoridades de toda a região se mobilizaram em prol da unidade. Na inauguração, por exemplo, estiveram presentes os prefeitos Roberto Hashioka (Nova Andradina), Beto Sãovesso (Batayporã), Roberto Nem (Taquarussu) e Luiz Milhorança (Angélica).

A deputada estadual Dione Hahsioka, autora de uma emenda parlamentar no valor de R$ 50 mil para a ONG, também prestigiou o evento de inauguração. “Nós queremos despontar no Mato Grosso do Sul com pessoas comprometidas para que este local seja um espaço em que se salvem vidas”, pontuou.

A unidade do Esquadrão da Vida é uma iniciativa do juiz da Vara Criminal da Comarca de Nova Andradina, José Henrique Kaster Franco e do pastor Samyr Zayed, presidente da entidade. A implantação do centro, que fica localizado no Balneário Municipal de Batayporã, foi iniciada no ano passado.

O ex-prefeito do município e responsável pela doação da área, Edson Ibrahim, comentou sobre as primeiras reuniões para a instalação do Esquadrão da Vida. Os encontros envolveram todos os gestores do Vale do Ivinhema. O projeto também contou com apoio da juíza Ellen Priscile Xandu Kaster Franco, que atuou na Comarca de Batayporã até setembro de 2011.

Para o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, a iniciativa, somada ao trabalho voluntário dos membros do Esquadrão da Vida, assegura a seriedade das ações desenvolvidas na unidade. O gestor enfatizou ainda o empenho do juiz José Henrique e do presidente da ONG, pastor Samyr Zayed.

O chefe do Executivo também adiantou o intuito de firmar convênios para garantir a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela instituição. “Coloco-me como parceiro, pois a partir de agora, aqueles que estão envolvidos no mundo das drogas, também em Nova Andradina, terão a oportunidade da recuperação”, frisou Hashioka.

“Não é fácil envolver uma comunidade, prefeitos, uma deputada e todas as lideranças comunitárias e políticas para que um projeto como esse se tornasse realidade”, reforçou o prefeito de Nova Andradina ao parabenizar o juiz José Henrique Kaster Franco pela iniciativa.

Na mesma linha, o promotor Fabrício Mingati e a juíza Jaqueline Machado ressaltaram a inauguração da unidade. “Hoje eu posso dizer com a experiência de muitos anos como promotor especializado na área criminal, é um dos dias mais gratificantes da minha vida profissional”, comentou Mingati. “Todos estão de parabéns pela iniciativa, mas nós temos a obrigação de continuar com isso, a sociedade e o poder público”, complementou Jaqueline.

A exemplo dos outros prefeitos, o chefe do Executivo de Batayporã, Beto Sãovesso, garantiu apoio à ONG. “Nós como gestores, como pessoas e como sociedade temos a obrigação de nos esforçar para que o Esquadrão da Vida permaneça. A recuperação de dependentes é uma questão de saúde pública e por isso temos a obrigação de participar deste projeto”, disse.

O presidente do Esquadrão da Vida Samyr Zayed enfatizou a adesão dos representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na oportunidade, o pastor também comentou sobre a estrutura oferecida pela ONG em Campo Grande para a recuperação de dependentes. “Precisamos que todos abracem essa causa”, reiterou.

Anfitrião do encontro, o juiz José Henrique Kaster Franco agradeceu o apoio recebido. “Uma instituição como esta não anda sem auxílio, infelizmente, ou felizmente, pois o auxílio ao ser humano é uma questão dupla. Não só o auxiliado ganha. O auxiliador ganha ainda mais. Fazer bem a alguém salva o auxiliado e salva quem ajuda”, pontuou.

As atividades do Centro de Recuperação também foram destacadas pelas outras autoridades presentes na inauguração, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, Newton Luiz de Oliveira, e os vereadores Marião da Saúde, Robertinho Pereira, Valter do Anzai e Quemuel de Alencar.

O encontro também contou com a presença dos secretários municipais Arion Aislan (Finanças e Gestão) e Marcio Costa (Desenvolvimento Integrado). A secretária de Assistência Social, Maria Eugênia, foi representada pela subsecretária de Serviços Operacionais, Eliane Felix.

Também participou da inauguração o defensor público Edson Cardoso, padre Ângelo Gaio, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, coronel Givaldo Mendes, delegado regional André Novelli e os vereadores de Batayporã Nida Trachta, Salvador Pereira, Maurício Ribeiro e Jaqueline de Souza, além dos secretários Ney Olegário (Obras) e Maria Pastora (Assistência Social).

Conteúdos relacionados