Vacinação contra a gripe se estende até esta sexta-feira em Campo Grande
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) anuncia que a vacinação contra a gripe será estendida até amanhã (17). O motivo é não ter atingido a meta que é de 80% do público alvo (crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) anuncia que a vacinação contra a gripe será estendida até amanhã (17). O motivo é não ter atingido a meta que é de 80% do público alvo (crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, gestantes e puérperas – pós-parto e indígenas). Os grupos formados por gestantes e crianças foram os que menos atingiram a meta.
A gerente do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Thiemi Kanaoka alerta que os grupos de gestantes e crianças são bastante vulneráveis à gripe e salienta a necessidade da vacina como prevenção. “Já temos casos de gripe nas unidades de saúde alcançando esses dois grupos”, justificou. Cássia faz um apelo às mães para que aproveitem e levem seus filhos para vacinar nas UPAS e nos Centros Regionais que atenderão a vacinação no período das 7 horas às 17 horas.
Dos grupos que fazem parte do público alvo, os que mais compareceram às unidades de saúde foram os idosos, com índice de 79% da meta. O menor índice ficou com a população indígena, com percentual de 36%. Na avaliação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, o total de índios a ser imunizados em Campo Grande é superestimado pelo Ministério.
As unidades básicas de saúde atendem de segunda a sexta no horário das 7 horas às 11horas e das 13 horas às 17 horas.
De acordo com dados da Sesau a vacinação atingiu os seguintes números:
Crianças – 12.071 (62%)
Gestantes – 5.291 (54%)
Puérperas (Pós-parto) – 1.230 (77%)
Idosos – 63. 424 (79%)
Indígenas – 1.117 (36%)
Trabalhadores da Saúde – 10.428 (60%)
Sobre a gripe
Influenza – A gripe é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, de grande interesse da saúde publica, devido ao seu potencial em levar a complicações graves e ao óbito, especialmente grupos de risco para as complicações desta infecção (crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e outras condições clinicas especiais).
A principal tecnologia disponível para a prevenção desta infecção é a vacina. A campanha anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nas pessoas vacinadas e reduziu, consideravelmente, os gastos com internações e medicamentos para tratamento da gripe provocada pelo vírus da Influenza.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.