TV Educativa Brasil Pantanal grava especial sobre o 2º Festival Jazz e Viola na capital

A TV Educativa Brasil Pantanal grava nesta sexta-feira, 20 de dezembro, a segunda noite do 2º Festival Jazz e Viola que acontece no teatro Aracy Balabanian. A emissora irá registrar na íntegra todas as apresentações. O especial deverá ser exibido nas próximas semanas, através do canal 4 (TV aberta) e 15 (Net). Unindo fronteiras entre […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A TV Educativa Brasil Pantanal grava nesta sexta-feira, 20 de dezembro, a segunda noite do 2º Festival Jazz e Viola que acontece no teatro Aracy Balabanian. A emissora irá registrar na íntegra todas as apresentações. O especial deverá ser exibido nas próximas semanas, através do canal 4 (TV aberta) e 15 (Net).

Unindo fronteiras entre as mais variadas tendências da música instrumental brasileira, o festival é um dos maiores encontros já realizados entre a raiz e o erudito, aproximando a sutileza da viola caipira com o jazz, uma influência mundialmente estabelecida. “A ideia é lembrar os festivais dos grandes centros e ao mesmo tempo fazer um resgate de instrumentos que sempre tiveram influências na música de raiz, em especial a viola”, explica o idealizador do projeto e músico, Marcos Assunção.

Para este ano as atrações serão: Ivan Vilela (SP), Marcelo Mafili (MS), Jean Gabriel (PR), Camerata Violeira (MS), além da participação especial da Orquestra de Viola Vozes do Pantanal e a Orquestra Som das Águas, com início às 20 horas.

Neste especial que será gravado e veiculado pela TV Brasil Pantanal, o telespectador poderá conferir, ainda, a apresentação. “A camerata é um trabalho ousado que está sendo desenvolvido com crianças que praticamente não tinham contato com a música instrumental. Com esse projeto estamos formando um grupo que tem a finalidade de agregar outros instrumentos com a viola caipira”, explica Assunção.

Segundo o instrumentista Ivan Vilela, projetos como este devem ser valorizados pela sociedade. “Esta é uma oportunidade em que podemos conhecer melhor instrumentos como a viola, que tem muita força e ao mesmo tempo extrema delicadeza”, comenta. Segundo ele, o repertório será composto por músicas antigas e novas. “Com a viola podemos executar clássicos de raiz e também preciosidades do rock, como algumas canções do The Beatles”.

O Festival Jazz e Viola conta com a direção de Marcos Assunção, com a produção executiva de Kellen Nunes e Wilian Carvalho, e realização da Fundação de Cultura do MS, Governo do Estado do MS e Águas Guariroba. O evento também conta com apoio cultural da 104 FM e TV Educativa Brasil Pantanal.

Conteúdos relacionados