A Microsoft anunciou que o software Messenger Live vai deixar de existir esse ano, e que os usuários devem começar a usar o Skype para mensagens instantâneas. Mas quem optar por transformar o login do MSN em uma conta de Skype pode ter problemas para usar programas alternativos, como eBuddy, imo ou Trillian.

Isso porque os softwares que não são oficiais mas que permitem acessar o MSN usam uma série de códigos fornecidos pela própria Microsoft, e o mesmo vale para os programas que permitem conectar no Skype. Acontece que o SDK (essa série de códigos) do Skype não foi atualizado para funcionar com contas migradas.

Assim, quem transformou o MSN em uma conta de Skype não consegue mais logar nesses serviços. O problema não ocorre se o usuário tentar usar uma conta só de Skype, criada diretamente para o serviço do VoIP.

Segundo alerta divulgado pelo Trillian aos seus usuários, quem não fizer a migração não vai ter problemas, por enquanto. O SDK do MSN continuará funcionando até o ano que vem, mesmo depois que o Messenger Live for desativado.

A partir de 2014, no entanto, quando os servidores do serviço da Microsoft forem desligados, será preciso ter uma conta migrada – e, então o acesso por programas como o Trillian só será permitido se a Microsoft atualizar o SDK. Segundo o Trillian, não há informações sobre a intenção de Redmond de realizar a atualização