Tribunal julga caso Héverton nesta segunda-feira e pode mudar Brasileirão-2014

Acontece às 17h desta segunda-feira (16) o julgamento que pode mudar o futebol brasileiro em 2014. Indiciada por supostamente ter escalado o meia Héverton irregularmente contra o Grêmio, na última rodada do Brasileirão, a Portuguesa pode perder quatro pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e ser rebaixada para a Série B no ano […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Acontece às 17h desta segunda-feira (16) o julgamento que pode mudar o futebol brasileiro em 2014. Indiciada por supostamente ter escalado o meia Héverton irregularmente contra o Grêmio, na última rodada do Brasileirão, a Portuguesa pode perder quatro pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e ser rebaixada para a Série B no ano que vem.

Quem lucraria com a punição à Portuguesa é o Fluminense, que caiu em campo para a Segunda Divisão. Por enquanto, o clube carioca acompanha a polêmica à distância.

A pena para o clube paulista por escalação irregular de jogador seria a perda de quatro pontos (três pela infração e mais um pelo empate contra o Grêmio).

Em sua defesa, a Portuguesa já alegou que não foi notificada a tempo para o cumprimento da punição e que o advogado do clube, Osvaldo Sestário, havia errado ao comunicar ao clube a pena imposta ao jogador.

O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, que sempre foi bastante incisivo em apontar a irregularidade do clube paulista, refutou as alegações.

“Agora vão aparecer milhões de desculpas. A Portuguesa tinha advogado no julgamento e deveria saber da pena.”

O advogado Osvaldo Sestário negou qualquer tipo de erro de comunicação com a Portuguesa.

Veterano de julgamentos no STJD, o advogado João Zanforlin assumiu a causa e terá a missão de salvar a Portuguesa. Para ele, a absolvição do clube paulista é uma questão de bom senso.

“O jogo não valeu nada. O Grêmio praticamente já estava com o vice-campeonato garantido e a Portuguesa tinha chance praticamente zero de cair. A entrada do Héverton não alterou em nada o desfecho da competição.”

Supostas contradições

As redes sociais ganharam importância no caso Héverton. Ganhou notoriedade um vídeo de uma entrevista de Paulo Schmitt ao Sport em 2010 em que o procurador do STJD pregava a moralidade para o Fluminense não perder o título daquele ano por causa de uma suposta irregularidade na escalação do jogador Tartá.

Até uma foto do advogado Osvaldo Sestário ao lado de sua mulher e do atacante Fred, do Fluminense, virou arma da torcida da Portuguesa.

O auditor Washington Rodrigues de Oliveira foi retirado do julgamento por ter declarado seu voto pela punição à Portuguesa no Facebook.

Timão prejudicado

A nova reviravolta do caso pode mandar o Corinthians para a Segundona. Se o Tribunal aceitar o argumento de que a punição só é válida a partir do primeiro dia útil seguinte, o Timão perderá quatro pontos na tabela por ter utilizado Emerson Sheik contra o Santos.

Punido em uma sexta-feira por ter dado uma cotovelada em Ferdinando, da Portuguesa, Emerson cumpriu a pena contra o Criciúma, no dia seguinte. Como sábado não é dia útil, Emerson estaria livre para pegar o Tigre, mas não poderia encarar o Peixe, em jogo que terminou empatado.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados