Neste domingo (8), mais de 13 mil candidatos disputam uma das para ingressar na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) em 2014. O processo seletivo acontece no período da manhã, das 8h às 10h30 (horário de Mato Grosso do Sul), com a prova de Redação. Já as provas objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Noções de Informática acontecem das 13h às 17h30.

Disputando uma das vagas de medicina o estudante Lucas Henrique dos Santos, 18 anos, conta que estava tranquilo, mas não seguro quanto à classificação. “Estou pouco preparado, por isso até já procurei cursinho preparatório”, revela.

Firme em sua escolha, o estudante diz que quer fazer medicina de qualquer jeito e por isso aguardará mais um ano caso não passe. “Quero medicina. Até tem outras coisas que gosto, mas quero este curso”, afirma.

Amiga e concorrente de Luís, a estudante Luana Vanessa, 17 anos, já começou a prova na adrenalina. A jovem chegou cedo para não se atrasar, mas esqueceu a identidade (documento com apresentação obrigatória na prova) no carro do pai e por pouco não ficou para fora da seleção. “Fiquei com medo de o meu pai não estar com o celular e eu não conseguir falar com ele. Ainda bem que deu tudo certo”, conta ainda agitada.

Ela conseguiu entrar a tempo, outros estudantes tiveram que apertar o passo e como sempre teve quem não conseguiu entrar. Um estudante sequer desceu do carro ao ver os portões da escola estadual Joaquim Murtinho, um dos locais de aplicação de prova, fechados.

Os portões fecharam exatamente às 8 horas, horário previsto para início das provas. A recomendação da faculdade é que os estudantes cheguem com 45 minutos de antecedência.

Identificação

Somente serão admitidos na sala de provas os candidatos que estiverem portando documento de identidade original que bem o identifique, como: Carteira ou Cédula de Identidade, expedida pela Secretaria de Segurança Pública, , Polícias Militar, Civil e Federal; Carteira de Identidade Profissional, expedida pelos Conselhos de Fiscalização Profissional, Carteira Nacional de Habilitação atualizada, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira de Trabalho ou Carteira de Previdência Social.

Segurança

Por medida de segurança, os candidatos deverão manter as suas orelhas visíveis à observação do fiscal da sala da prova, portanto, não serão permitidos cabelos longos soltos, bandanas, bonés, chapéus, dentre outros similares.

Eliminação

Será eliminado do 2014, o candidato que: a) não informar o tipo de prova no Cartão-Resposta; b) deixar de realizar uma das provas; c) obter nota zero em uma das provas; d) descumprir as instruções contidas no caderno de prova, no Cartão-Resposta e/ou na Folha de Redação; e) não alcançar, no mínimo, 10 (dez) pontos na prova de Redação; f) for surpreendido, durante a realização das provas, portando e/ou usando aparelhos celular, em comunicação com outras pessoas, bem como utilizando livros, equipamentos de cálculo, escuta eletrônica, anotações ou impressos não permitidos ou, ainda, praticando atos que contrariem as normas do Edital; g) se ausentar da sala de prova sem autorização e acompanhamento de responsável pela aplicação das provas; h) não entregar a Folha de Redação e/ou Cartão-Resposta, ao retirar-se da sala de prova; i) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos.