Presidente do Sindicato das Empresas de Conservação e Asseio de Mato Grosso do Sul, Wilson Gomes da Costa informou nesta quinta-feira (19) que os 840 coletores da CG Solurb não farão a coleta de lixo no sábado se a prefeitura não realizar o depósito até esta sexta-feira (20).

“É o último dia para o pagamento do 13°. Se sábado o dinheiro não estiver na conta dos funcionários, ninguém trabalha. Isso já está certo”, afirmou.

Há quatro meses a CG Solurb não recebe da Prefeitura de Campo Grande. O valor, segundo Wilson, seria em torno de R$ 20 milhões de dívida.

A prefeitura não divulgou nenhuma nota oficial sobre o assunto. Ontem, os coletores estavam em assembléia prontos para cruzar os braços às 18h, mas o manifesto foi cancelado a pedido da prefeitura.
Segundo a empresa, a promessa era de pagamento em até 48 horas.

A Solurb neste ano já chegou a suspender a coleta por um dia, em razão de atrasos dos pagamentos, em setembro. A prefeitura na ocasião questionava o contrato com a empresa e buscou na Justiça a possibilidade de fazer  nova concorrência para a concessão. Entretanto pagou os débitos atrasados e o serviço foi retomado.

“A prefeitura não pode alegar que o contrato possui irregularidades para justificar a inadimplência. Da última vez questionou e no entanto pagou os atrasados. Pra mim é uma falta de preparo de quem foi eleito para o cargo e não um problema administrativo. Lamentável já que é um serviço básico”, rebate o oposicionista de Bernal, Elizeu Dionísio (SDD), sobre o impasse do Poder Público Municipal com a concessionária.