Tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno chega ao Pólo Norte

A tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014 chegou ao Polo Norte após atravessar as águas do Oceano Glacial Ártico a bordo do maior navio quebra-gelos do mundo, informou nesta sexta-feira o comitê organizador da competição. O famoso explorador russo Artur Chilingarov foi o responsável por acender a chama olímpica, em 20 de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014 chegou ao Polo Norte após atravessar as águas do Oceano Glacial Ártico a bordo do maior navio quebra-gelos do mundo, informou nesta sexta-feira o comitê organizador da competição.

O famoso explorador russo Artur Chilingarov foi o responsável por acender a chama olímpica, em 20 de outubro, no ponto mais setentrional da Terra após chegar na região a bordo da embarcação “NS 50 Let Pobedy”, que demorou 91 horas e 12 minutos para alcançar seu destino saindo do porto de Murmansk (Rússia), um novo recorde.

“Os participantes da expedição ártica realizaram a volta ao mundo mais curta (ao circular o planeta pelo Polo Norte)”, explicou a nota oficial citada pelas agências locais.

Após realizar uma travessia de cerca de cinco mil quilômetros, o navio retornou para Murmansk. Ao todo, a tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno irá percorrer 65 mil quilômetros e 130 cidades russas.

O auge do revezamento ocorrerá em 9 de novembro, quando a tocha olímpica for pela primeira vez ao espaço levada por dois cosmonautas russos em uma caminhada pela Estação Espacial Internacional.

A cerimônia de abertura dos jogos acontecerá no dia 7 de fevereiro de 2014.

Conteúdos relacionados