Teste mostra que desgaste no carnaval é igual à atividade física

Trocar o treinamento pela folia do carnaval pode parecer, mas não é uma ideia tão ruim. Um teste feito com um atleta amador comprovou que é possível perder mais calorias pulando 30 minutos em um bloco carnavalesco do que correndo em uma ciclovia pelo mesmo tempo. O publicitário Otto Frossard aceitou o desafio e, junto […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Trocar o treinamento pela folia do carnaval pode parecer, mas não é uma ideia tão ruim. Um teste feito com um atleta amador comprovou que é possível perder mais calorias pulando 30 minutos em um bloco carnavalesco do que correndo em uma ciclovia pelo mesmo tempo. O publicitário Otto Frossard aceitou o desafio e, junto com o fisiologista Gustavo Marques, fez o teste que mostrou que seguir o bloco se equivale a praticar uma atividade física.

– Então tem que ter os mesmos cuidados com hidratação, alimentação, noite de sono perdida. O bloco é um esforço de leve para moderado, de acordo com a intensidade do folião. Quanto mais ele pular maior vai ser o gasto dele – como explicou o fisiologista.

Durante as atividades, foram verificados gasto calórico, frequência cardíaca, distância do percurso, temperatura e perda hídrica (perda de água no corpo). Em meia hora de corrida, Otto percorreu pouco mais de 1,5 km e perdeu 400 gramas.

– Foi um bom treino, foi puxado, ele entendeu bem o trabalho. Foi bem legal e a frequência cardíaca dele demonstra que ele está condicionado, o gasto calórico foi bom também, está aprovado. Agora vamos ver ele pulando lá em ritmo de samba como vai ficar o coração dele – disse Gustavo.

Aprovado na corrida, chegou a vez de verificar os mesmos índices durante o desfile de um bloco de carnaval. Fantasiado e pronto para curtir a folia, Otto encontra os amigos e seu ritmo cardíaco se mantem normal. Na metade do desfile, o coração do publicitário aumenta o ritmo e alcança a marca que equivale ao de uma corrida.

– A frequência cardíaca dele já está acima de 170 (batimentos por minuto), influenciada pelo calor, pela música, multidão. Quanto maior é a duração, a temperatura corporal e externa, quanto mais gente estiver próximo dele, mais alta fica a frequência cardíaca e o gasto calórico dele.

Além de dançar e pular, Otto também aproveita para beijar no carnaval, o que ajuda a aumentar os batimentos e perder peso. No final, o atleta já havia perdido 700 gramas, apesar de seus batimentos ficarem mais baixos do que durante a corrida.

– Beijo no carnaval gasta caloria e faz o coração bater muito mais forte. Hoje o clima está muito mais quente, ele está mais empolgado do que quando correu, com uma roupa um pouco diferente, também quente, ele já bebeu um pouquinho, então isso tudo faz com que ele tenha um gasto calórico maior, mesmo com a frequência cardíaca menor que na corrida.

Conteúdos relacionados