Tempestade de neve deixa mais de 100 feridos e famílias desalojadas em Gaza

Mais de cem pessoas foram hospitalizadas em Gaza por causa da forte tempestade de neve que castiga a região nos últimos dias e que deixou mais de 500 famílias desalojadas, informaram neste sábado fontes oficiais da Faixa palestina. O Ministério da Saúde do governo do islamita Hamas afirmou que há mais de uma centena de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais de cem pessoas foram hospitalizadas em Gaza por causa da forte tempestade de neve que castiga a região nos últimos dias e que deixou mais de 500 famílias desalojadas, informaram neste sábado fontes oficiais da Faixa palestina.

O Ministério da Saúde do governo do islamita Hamas afirmou que há mais de uma centena de hospitalizados, a maioria pelo frio severo provocado pelo temporal ou por inalação de fumaça das fogueiras que acenderam para aquecer-se. Seis deles se encontram em estado grave.

Em comunicado, o Ministério negou as informações que apontavam que uma menina de três anos da cidade de Rafah, no sul da Faixa, tinha morrido.

As áreas densamente povoadas da Faixa, como campos de refugiados, bairros antigos e cidades estão alagadas pelas fortes chuvas dos últimos dias e calcula-se que três mil pessoas tiveram que refugiar-se em colégios e centros da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA).

“A situação é desastrosa. Se continuar chovendo nos próximos dias acho que a Faixa de Gaza enfrentará uma severa situação humanitária”, declarou o porta-voz do serviço de Emergências na Faixa, Ashraf al-Qedra.

Além das duras condições meteorológicas que castigam o território, o enclave litorâneo vem sofrendo nos últimos meses uma dura escassez de energia devido ao fechamento da principal usina elétrica de Gaza por falta de combustível no último dia 1º de novembro.

O Executivo do Hamas fez uma chamada à comunidade internacional para que forneça assistência a seus cerca de 1,8 milhões de moradores, que sofrem um bloqueio por parte de Israel desde que o grupo islamita tomou o controle do território em 2007.

Ontem, em resposta a um pedido internacional e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Israel entregou ao governo do Hamas grandes quantidades de gás para calefação e combustível, assim como quatro bombas de água para atenuar o efeito das inundações.

Conteúdos relacionados