“Temos juros civilizados e inflação controlada”, diz Dilma
A uma plateia de empresários, a presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que o país tem juros em nível civilizado e que a inflação está sob controle. A alta de preços da economia tem despertado a atenção dos setores econômicos depois que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) acumulado em doze meses chegou […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A uma plateia de empresários, a presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que o país tem juros em nível civilizado e que a inflação está sob controle.
A alta de preços da economia tem despertado a atenção dos setores econômicos depois que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) acumulado em doze meses chegou a 6,59% ultrapassando o teto da meta (6,50%) fixada pelo governo. A taxa básica de juros da economia, a Selic, atualmente está em 7,5% ao ano, após alta de 0,25 ponto percentual em abril.
A presidente afirmou que o governo federal tem dado o mesmo tratamento tanto à redução de impostos quanto aos investimentos em infraestrutura no país.
Dilma participa nesta segunda-feira da posse dos novos diretores e conselheiros da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, na capital paulista.
“Nós tivemos de tomar algumas medidas pontuais, mas também estamos em busca das medidas estruturantes, como a redução dos encargos nas folhas de pagamentos. Estamos vendo um mundo passar por uma grave crise, ao contrário de nós, que ampliamos investimentos e mercado”, disse.
“O mundo pratica uma política de austeridade que tem como efeito corte significativo de salários. Do nosso lado, não estamos pensando em reduzir emprego, mas temos obrigação de reduzir o custo do trabalho através da redução dos impostos na folha de pagamento e de política acelerada de formação e qualificação profissional”, declarou.
A presidente defendeu ainda trazer do exterior engenheiros e técnicos para trabalhar no Brasil.
No evento, a presidente anunciou a redução dos juros do crédito para microempresários de 8% para 5% ao ano. Faz parte do Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado (Crescer), lançado pelo governo.
Dilma afirmou também que o governo tem a decisão sistemática de cortar impostos e que o Brasil se beneficia da mais baixa taxa de juros de sua história.
Procurou passar confiança aos empresários ao afirmar que “nós não quebramos quando a crise estoura lá fora”, referindo-se às turbulências internacionais.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.