Tarso Genro: condenação de Genoino e Dirceu já estava deliberada
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), condenou em artigo no site Carta Maior a prisão dos companheiros de partido José Genoino e José Dirceu. Os dois se entregaram à Polícia Federal, junto com outros nove condenados no julgamento do mensalão. Segundo Tarso, não há provas contra os petistas e as condenações […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), condenou em artigo no site Carta Maior a prisão dos companheiros de partido José Genoino e José Dirceu. Os dois se entregaram à Polícia Federal, junto com outros nove condenados no julgamento do mensalão. Segundo Tarso, não há provas contra os petistas e as condenações estavam deliberadas de antemão pela grande mídia e pela oposição derrotada nas eleições presidenciais.
“Sustento que os vícios formais do processo, que foram corretamente apontados pelos advogados de defesa – falo dos réus José Genoíno e José Dirceu – foram totalmente secundários para as suas condenações. Estas, já estavam deliberadas antes de qualquer prova, pela grande mídia e pelas forças conservadoras e reacionárias que lhe são tributárias, cuja pressão sobre a Suprema Corte – com o acolhimento ideológico de alguns dos Juízes- tornou-se insuportável para a ampla maioria deles.”
Para o governador gaúcho, o julgamento abre uma discussão sobre o poder da mídia nas instituições de poder e o uso dos tribunais como revanche pelos partidos conservadores.
“O desfecho atual, portanto, não encerra o processo do ‘mensalão’, mas reabre-o em outro plano: o da questão democrática no país, na qual a ‘flexão’ do Poder Judiciário mostra-se unilateralmente politizada para ‘revanchear’ os derrotados na política. Acentua, também, o debate sobre o poder das mídias sobre as instituições. Até onde pode ir, na democracia, esta arrogância que parece infinita de julgar por antecipação, exigir condenações sem provas e tutelar a instituições através do controle e da manipulação da informação?. ”
Tarso diz ter militado ao lado de José Genoíno por mais de vinte anos, mas que se separaram por “razões políticas e ideológicas”. “É um homem honesto, de vida modesta e honrada, que sempre lutou por seus ideais com dignidade e ardor, arriscando a própria vida, em momentos muito duros da nossa História. Só foi condenado porque era presidente do PT, no momento do chamado ‘mensalão’.”
Quanto a Dirceu, o governador diz que o conhece muito pouco. “Mas não hesito em dizer que foi condenado sem provas, por razões eminentemente políticas, como reconhecem insuspeitos juristas, que sequer tem simpatias por ele ou pelo PT.”
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.