SP: menino diz que colegas o obrigaram a esfaquear professora em escola

A Polícia Civil ouviu na tarde desta quarta-feira o depoimento de um menino de 13 anos flagrado com uma faca dentro da Escola Estadual Armando Salles de Oliveira, em Botucatu, a 235 quilômetros de São Paulo. Inicialmente, os policiais militares que haviam atendido a ocorrência informaram que o adolescente teria ameaçado um professor e atingido […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Polícia Civil ouviu na tarde desta quarta-feira o depoimento de um menino de 13 anos flagrado com uma faca dentro da Escola Estadual Armando Salles de Oliveira, em Botucatu, a 235 quilômetros de São Paulo. Inicialmente, os policiais militares que haviam atendido a ocorrência informaram que o adolescente teria ameaçado um professor e atingido outra educadora, mas a versão foi desmentida pelo delegado Marcelo Lanhoso, responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do município.

Diferente do que foi relatado aos policiais que atenderam à ocorrência, o menino contou ao delegado que a faca estava com outros dois colegas, de 13 e 14 anos, que o teriam obrigado a atacar a professora e falar que a arma era dele. O jovem, com medo de ser agredido, teria acatado a ordem, simulando um ataque à professora ao passar a faca no braço da vítima, mas apenas do lado sem lâmina. “Temeroso após ser ameaçado pelos outros garotos, o menino simulou a agressão contra a professora, mas, quando os outros garotos descobriram a farsa, o agrediram”, disse o delegado.

Por ordem dos ameaçadores, o menino teria dito inicialmente aos policias que trouxe a faca de cozinha – que media 15 centímetros – de sua residência para “cortar o pescoço” de outro professor. “Foi registrado um Boletim de Ocorrência de ato infracional de ameaça e será encaminhado à Vara da Infância e Juventude, para tomar as medidas necessárias neste caso”, explicou o delegado Marcelo Lanhoso.

Em nota, a Secretaria Estadual de São Paulo corrobora a segunda versão e nega a agressão à professora. No texto, a pasta afirma que o aluno “entregou uma faca na direção da unidade e contou que estaria sendo ameaçado por outros dois estudantes”. “Assim que tomou conhecimento do fato, a equipe gestora acionou a Ronda Escolar e registrou boletim de ocorrência. Os responsáveis pelos alunos foram chamados, assim como o Conselho Tutelar. O Conselho de Escola também vai se reunir na próxima sexta-feira para definir quais medidas serão adotadas”, diz o texto da Diretoria Regional de Ensino de Botucatu.

Conteúdos relacionados