Snowden está disposto a cooperar com todos, segundo assessor legal

O ex-analista da CIA (agência de inteligência americana) Edward Snowden está disposto a cooperar com todos, assegurou nesta sexta-feira seu assessor legal, Anatoli Kucherena, depois que a imprensa alemã informou que seu cliente está disposto a comparecer à Justiça desse país. O jornal “Süddeutsche Zeitung” informou na véspera em sua edição digital que Snowden está […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ex-analista da CIA (agência de inteligência americana) Edward Snowden está disposto a cooperar com todos, assegurou nesta sexta-feira seu assessor legal, Anatoli Kucherena, depois que a imprensa alemã informou que seu cliente está disposto a comparecer à Justiça desse país.

O jornal “Süddeutsche Zeitung” informou na véspera em sua edição digital que Snowden está disposto a comparecer como testemunha tanto à Justiça como perante o Bundestag (câmara baixa do Parlamento) alemães.

Assim assegurou o parlamentar dos Verdes e membro da comissão de segredos oficiais do Bundestag, Hans-Christian Ströbele, que teve na quinta-feira uma reunião secreta na capital russa.

Segundo Ströbele, a quem o ex-técnico da CIA entregou uma carta para o Governo alemão, o Bundestag e a Promotoria, “Snowden está saudável e com bom aspecto” e “deixou claro que sabe muito”.

No entanto, o ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), que com suas informações provocou a maior crise diplomática dos Estados Unidos com seus aliados em décadas, disse a Ströbele que devido a sua complicada situação – os EUA confiscaram seu passaporte – não poderá prestar depoimento pessoalmente.

Conteúdos relacionados