O senador Pedro Simon (PMDB-RS) comparou hoje (1º) a ação dos black blocs no Rio de Janeiro e em São Paulo a atos terroristas como os ataques suicidas, coordenados pela rede Al Qaeda as cidades norte-americanas em setembro de 2001. O parlamentar acredita que o grupo já fez ações que provam que é capaz de executar ataques a prédios públicos mais visados, como o Congresso Nacional e .

“Eles podem pegar um avião e atacar o Congresso Nacional. Não é mais difícil aqui. Eles são capazes de tudo”, afirmou. Para Simon, o governo demorou a adotar uma medida mais efetiva para estancar os protestos violentos.

Ontem (31), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo se reuniu com os secretários de Segurança de São Paulo, Fernando Grella e do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. No encontro ficou decidido que os órgãos de segurança federais e os governos dos dois estados farão um trabalho de inteligência focado nos abusos ocorridos em manifestações.

“Finalmente”, avaliou Simon afirmando que o governo deveria ter se manifestado sobre o problema há três meses. “E por enquanto eles tiveram uma reunião para dizer que vão fazer. Ainda não fizeram nada”, criticou. O ministro da Justiça anunciou, no final da reunião com os secretários de segurança que o governo vai estudar e definir um protocolo único para que a polícia nos dois estados possam agir nestes casos.

Pedro Simon disse ainda que os atos dos black blocs reduziram o apoio da sociedade às manifestações populares de 90% para 30% em quatro meses. Segundo ele, os protestos violentos intimidaram outras manifestações que poderiam estar ocorrendo nas últimas semanas. “Se não tivessem esses malandros nas ruas, a gurizada estaria protestando. A gente fica se perguntando o que está por trás dessa omissão da polícia”, afirmou.

Nas últimas manifestações ocorridas na capital fluminense e em São Paulo, os black blocs incendiaram e depredaram ônibus e prédios. No início de outubro o grupo jogou coquetéis-molotovs no consulado norte-americano no Rio e em São Paulo, incendiou dois caminhões e bloquearam a Rodovia Fernão Dias.