O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, se pronunciou pela primeira vez sobre os casos das escalações irregulares de Héverton, da Portuguesa, e André Santos, do Flamengo, clubes que serão julgados na próxima segunda-feira no STJD, às 17h, no Centro do Rio, e dependendo do resultado, podem salvar o Flu de disputar a Segunda Divisão. Bem na linha de uma defesa institucional, Peter foi veemente ao criticar alguns setores da imprensa, responsáveis por formar a opinião pública, por agir segundo uma postura que ele considera parcial. O mandatário afirmou que não fosse o Tricolor envolvido no imbróglio, dificilmente teria sido criada tamanha polêmica e que a não punição da Portuguesa para prejudicar o Flu iria de encontro ao interesse de todos os clubes que cumpriram as leis no Campeonato Brasileiro. O mandatário ainda lembrou das contribuições do Fluminense para a sociedade e detalhou os polêmicos casos das viradas de mesa de 1996 e 1999, dos quais o Flu nunca teve uma papel de protagonista.
Confira abaixo os principais pontos da coletiva:
Vencer a batalha jurídica de segunda-feira
O Fluminense nao vence e nem perde essa questão. Ele nao participa dessa disputa. A aplicação da regra ou não, se refere à Portuguesa. Imagina se invertessemos, será que haveria essa comoção? Será que se fosse o Flu estaríamos aqui falando em justiça? Quer se falar em justiça divina porque o Flu não jogou a Série B na Joao haveange. Onde vamos parar? Se houve um erro, o judiciário é criado para isso. O tribunal também. Vai aplicar as regras como o supremo aplicou. Condenou pessoas importantes no mensalão, condenou porque infrigiram as regras. A regra nao pode ser aplicada por conveniência. A regra foi criada para a gente viver organizadamente. Se olharmos o Brasileiro, você acha justo o Flu sempre jogar em outro lugar que nao era previsto como visitante? Quando tribunal estava punindo os clubes para jogar a 150 km do seu estádio, ele punia na verdade o visitante. O mandante nao tinha perda econômica, estádio cheio e quem pagava o preço era o visitante. Em vez de jogar em Santos, jogou-se em Presidente Prudente sem condições alguma.
Jogar a Série B
Não teremos problema algum em jogar a Série B. Jogaremos e tenho certeza de que voltaremos à Série A no ano seguinte se assim for definido. Serie B nao é bicho papao. A torcida do Palmeiras abraçou o time e fez uma campanha brilhante. Jogar a B não maculou a imagem do Palmeiras e querem macular a imagem do Fluminense. Jogaremos com a mesma atitude sem nenhum problema, indo para todo o brasil, jogos televisionados. Vamos entrar para ganhar a Série b.
Flu como o principal culpado do futebol brasileiro
O Fluminense tem uma contribuição ao futebol brasileiro gigantesca. Colocar o Fluminense como culpado dessa situação que é única e exclusivamente da Portuguesa está errado. O Flu quer que as regras sejam cumpridas. O Fluminense quer que o Campeonato Brasileiro seja um produto forte e futuramente seja vendido para a Europa. Não cumprir regras que cria insegurança para a competição, não o contrário. As regras são criadas para serem cumpridas. Existe uma regra e ela será analisada pelo tribunal, o Flu rechaça qualquer avaliação assodada e qualquer tentativa de envolver uma posição política do tribunal. O presidente acatará as regras como elas são.
Opinião sobre o julgamento da próxima segunda-feira e jogar a Série B mesmo ficando na Série A
Existe uma regra. Você quer transgredí-la? É a pergunta que se faz. Você descumpre uma regra no transito, vem alguém e quer um suborno para resolver, você vai aceitar aquilo para descumprir a regra? O Flu sempre aceitou as determinações e o que manda a lei. O Flu pediu efeito suspensivo para Felipe e Fred. Eu não estaria apto para jogar a Série B. Descumpriria a lei e poderia ir até para a prisão. Gente, vamos acabar com a hipocrisia! Vamos cumprir as regras, a lei. Não há sentido nenhum o Fluminense que vem sendo cumprindo as regras, não cumprir mais.
Posição do Fluminense
Flu não é vítima, Portuguesa não é vítima. São fatos. O Fluminense não admite essa situação porque a norma vale da primeira à última rodada. Aplicar de maneira especial só para um, você está prejudicando todos que cumpriram as leis do campeonato. Essa é a posição do Fluminense.