Serviços no Ceará sofrem alterações devido a horário de verão

Apesar do Ceará fazer parte da lista dos estados do Nordeste que não adotaram o horário de verão neste domingo (20), alguns serviços que seguem o horário de Brasília, sofreram alterações e podem confundir alguns cearenses e até mesmo turistas que chegam no Ceará. Entre os serviços que sempre geram dúvidas está o horário dos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Apesar do Ceará fazer parte da lista dos estados do Nordeste que não adotaram o horário de verão neste domingo (20), alguns serviços que seguem o horário de Brasília, sofreram alterações e podem confundir alguns cearenses e até mesmo turistas que chegam no Ceará.

Entre os serviços que sempre geram dúvidas está o horário dos voos no Aeroporto Internacional Pinto Martins. De acordo com a Infraero, os horários apresentados pelas empresas seguem os horários do local de partida e do local de destino. Ou seja, o horário dos voos saindo do Ceará para qualquer outro estado que siga o horário de verão não sofre alterações. Exemplo, para quem comprar uma passagem aérea entre Fortaleza e Rio de Janeiro, o horário apresentado na partida de Fortaleza se refere ao horário local. Já o horário de chegada no Rio de Janeiro se refere ao horário naquela cidade (já acrescido uma hora de diferença devido ao horário de verão).

Os correios e as agências bancárias também abrirão e fecharão seguindo o horário em Fortaleza. Porém para alguns serviços nacionais, é bom ficar atento, porque o horário a ser seguido será o de Brasília. Exemplo, o serviço de Sedex, que pode ser entregue até as 16h, em Fortaleza terá limite as 15h (devido ao horário de verão). O mesmo funciona para serviços bancários: exemplo são operações de transferência como TED, por exemplo, que deve ser feito até as 16h, no horário de Fortaleza.

Atenção redobrada para quem vai fazer concurso federal! O horário local seguirá o horário de brasília. Ou seja, se a prova estiver marcada para as 8h, em Fortaleza, significa que o horário será às 7h. Isso servirá para quem for fazer as provas do Enem neste fim de semana (26 e 27 de outubro).

O horário de verão acontece no Distrito Federal e em mais 11 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. O Norte e Nordeste estão fora do horário de verão. A alteração deve economizar R$ 400 milhões e ocorre de 20 de outubro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014.

Conteúdos relacionados