O Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR) é o primeiro órgão brasileiro a integrar o Alertas do Twitter, serviço de aviso de emergências da rede de microblogs lançada em setembro deste ano. A funcionalidade mantém os usuários informados durante emergências através de tweets, notificações no aplicativo do Twitter no iPhone e Android ou mensagens de texto.

O Centro de Operações Rio compila dados de cerca de 30 entidades incluindo secretarias municipais, estaduais e de serviços essenciais. Além de monitorar as condições da cidade 24 horas por dia e sete dias por semana, o COR também ajuda a resolver problemas mais rapidamente ao notificar as entidades afetadas por situações de risco, para que elas possam responder rapidamente a situações de emergência, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.

Ao integrar o Alertas do Twitter, será capaz de sinalizar informações críticas para seus seguidores no Twitter, marcando Tweets como alertas com um sino laranja para dar maior visibilidade. Os Alertas do Twitter foram lançados com várias organizações dos EUA, Inglaterra, Irlanda, Japão, Coréia e Austrália.

Os usuários devem se cadastrar para receber os alertas na página da ferramenta.