Senador sugere estatuto para garantir direitos das domésticas
Segundo Figueiró, os itens da nova legislação que ainda estão em debate no Congresso e no Executivo devem ser definidos com bastante equilíbrio para realmente beneficiar empregados, sem provocar aumento da informalidade e gerar desemprego. O senador anunciou da Tribuna do Senado projeto que apresentou prevendo o recolhimento do INSS e do FGTS em única […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Segundo Figueiró, os itens da nova legislação que ainda estão em debate no Congresso e no Executivo devem ser definidos com bastante equilíbrio para realmente beneficiar empregados, sem provocar aumento da informalidade e gerar desemprego.
O senador anunciou da Tribuna do Senado projeto que apresentou prevendo o recolhimento do INSS e do FGTS em única guia. Pela sua proposta, os empregados e empregadores pagariam cada um 5% do salário de contribuição relativo ao INSS e 1% relativo ao FGTS.
Mas o senador tucano reforçou que seria importante criar uma legislação específica por meio de Estatuto para os empregados domésticos. “Seria interessante criar um “Estatuto das Domésticas” para prever e regulamentar todos os detalhes dessa atividade que é peculiar e muito diferente das relações de trabalho regidas pela CLT. É uma atividade que não gera lucro, mas que é fundamental para permitir que a população economicamente ativa esteja no mercado de trabalho, gerando renda e riquezas ao País”, disse.
Ruben Figueiró sugeriu ainda que o Estatuto englobe todos os profissionais que trabalham no domicílio, como cuidadores de idosos, babás, diaristas, etc.
O senador pelo Mato Grosso do Sul afirmou que a mudança nas relações de trabalho das domésticas é uma demanda histórica, significa um avanço no Brasil, e chegou a ser considerada por alguns como “a lei áurea do século 21”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.