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Senador Delcídio participa de audiência publica em Nova Andradina

O Senador Delcídio do Amaral (PT) visitou Nova Andradina nesta sexta-feira (24). Ele chegou pela manhã para participar de audiência pública sobre projeto de expansão ferroviária, com o tema “Nova Andradina e o Vale do Ivinhema Querem Ferrovia”. O evento foi proposto pelos vereadores Edson Tolotti e Vicente Lichoti, ambos do PT. Após a abertura […]
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O Senador Delcídio do Amaral (PT) visitou Nova Andradina nesta sexta-feira (24). Ele chegou pela manhã para participar de audiência pública sobre projeto de expansão ferroviária, com o tema “Nova Andradina e o Vale do Ivinhema Querem Ferrovia”. O evento foi proposto pelos vereadores Edson Tolotti e Vicente Lichoti, ambos do PT.

Após a abertura da audiência, feita pelo presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, Newton Luiz (PMDB), o propositor do encontro Vereador Edson Tolotti (PT), agradeceu a presença da população e enalteceu a importância do encontro entre as principais autoridades da região e Estado para discutir o assunto.

Prefeitos da região, deputados e diversas lideranças participaram do debate com o Senador Delicio Amaral, afim de traçar as melhores opções logísticas e políticas para que a ferrovia norte sul passe pelo vale do Ivinhema.

No discurso inaugural, o prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka (PMDB), citou que no passado já teria realizado estudos afim de que a ferrovia interligasse Mato Grosso do Sul ao Paraná e São Paulo, passando por Nova Andradina. “Desde 1981 conheço esta região onde trabalhei como engenheiro, sei que a estrutura da ponte que passa sobre a Usina Sergio Mota é rodo-ferroviária, já se pensava na ferrovia desde aquela época”, explicou Hashioka.

O prefeito vislumbrou ainda a possibilidade da ferrovia cruzar o Vale do Ivinhema e ligar a região até o porto de Paranaguá, via Maringá, que segundo ele, já tem boa parte construída e seria viável para o escoamento de grãos, açúcar e etanol.

Em sua fala Laerte Tetila, deputado estadual pelo PT, lamentou que Mato Grosso do Sul esteja tão acomodado. “Estamos atrasados em mais de um século em relação a outros estados, no assunto ferrovias”, frisou.

A representante da região na assembléia legislativa, deputada Dione Hashioka, disse que a Norte Sul deverá passar por Nova Andradina. “É necessário não só para as cidades mas sim para o estado, esta medida ampara a produção e o fortalecimento das empresas aqui instaladas, além de mostrar desenvolvimento seremos mais respeitados na questão de visibilidade econômica” afirmou a deputada.

Em entrevista, Delcídio do Amaral diz que ainda existe a possibilidade do Estado de São Paulo entrar na disputa, e a ferrovia passar pela outra margem do Rio Paraná o que deixaria toda região do Vale do Ivinhema de fora do complexo logístico futuro. “Nós vamos lutar para que isso não aconteça, e será através de audiências como esta que vamos criar força para conseguir isso, por que ai a população vai estar na luta”, finalizou ele.

A ferrovia deve atravessar 19 municípios, sendo doze em São Paulo (Estrela D’Oeste, Pontalinda, Dirce Reis, Sud Menucci, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Itapura, Castilho, Pauliceia, Santa Mercedes e Panorama). Em Mato Grosso do Sul, passará por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis e Dourados.

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