Senador Delcídio participa de audiência publica em Nova Andradina
O Senador Delcídio do Amaral (PT) visitou Nova Andradina nesta sexta-feira (24). Ele chegou pela manhã para participar de audiência pública sobre projeto de expansão ferroviária, com o tema “Nova Andradina e o Vale do Ivinhema Querem Ferrovia”. O evento foi proposto pelos vereadores Edson Tolotti e Vicente Lichoti, ambos do PT. Após a abertura […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Senador Delcídio do Amaral (PT) visitou Nova Andradina nesta sexta-feira (24). Ele chegou pela manhã para participar de audiência pública sobre projeto de expansão ferroviária, com o tema “Nova Andradina e o Vale do Ivinhema Querem Ferrovia”. O evento foi proposto pelos vereadores Edson Tolotti e Vicente Lichoti, ambos do PT.
Após a abertura da audiência, feita pelo presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, Newton Luiz (PMDB), o propositor do encontro Vereador Edson Tolotti (PT), agradeceu a presença da população e enalteceu a importância do encontro entre as principais autoridades da região e Estado para discutir o assunto.
Prefeitos da região, deputados e diversas lideranças participaram do debate com o Senador Delicio Amaral, afim de traçar as melhores opções logísticas e políticas para que a ferrovia norte sul passe pelo vale do Ivinhema.
No discurso inaugural, o prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka (PMDB), citou que no passado já teria realizado estudos afim de que a ferrovia interligasse Mato Grosso do Sul ao Paraná e São Paulo, passando por Nova Andradina. “Desde 1981 conheço esta região onde trabalhei como engenheiro, sei que a estrutura da ponte que passa sobre a Usina Sergio Mota é rodo-ferroviária, já se pensava na ferrovia desde aquela época”, explicou Hashioka.
O prefeito vislumbrou ainda a possibilidade da ferrovia cruzar o Vale do Ivinhema e ligar a região até o porto de Paranaguá, via Maringá, que segundo ele, já tem boa parte construída e seria viável para o escoamento de grãos, açúcar e etanol.
Em sua fala Laerte Tetila, deputado estadual pelo PT, lamentou que Mato Grosso do Sul esteja tão acomodado. “Estamos atrasados em mais de um século em relação a outros estados, no assunto ferrovias”, frisou.
A representante da região na assembléia legislativa, deputada Dione Hashioka, disse que a Norte Sul deverá passar por Nova Andradina. “É necessário não só para as cidades mas sim para o estado, esta medida ampara a produção e o fortalecimento das empresas aqui instaladas, além de mostrar desenvolvimento seremos mais respeitados na questão de visibilidade econômica” afirmou a deputada.
Em entrevista, Delcídio do Amaral diz que ainda existe a possibilidade do Estado de São Paulo entrar na disputa, e a ferrovia passar pela outra margem do Rio Paraná o que deixaria toda região do Vale do Ivinhema de fora do complexo logístico futuro. “Nós vamos lutar para que isso não aconteça, e será através de audiências como esta que vamos criar força para conseguir isso, por que ai a população vai estar na luta”, finalizou ele.
A ferrovia deve atravessar 19 municípios, sendo doze em São Paulo (Estrela D’Oeste, Pontalinda, Dirce Reis, Sud Menucci, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Itapura, Castilho, Pauliceia, Santa Mercedes e Panorama). Em Mato Grosso do Sul, passará por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis e Dourados.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.