O Senado informou que a decisão de demitir a sobrinha do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que fazia estágio no Legislativo, não partiu do presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Ela foi demitida por causa da publicação de uma foto de um rato morto no Facebook, com o seguinte texto: “E a gente achou que o único problema aqui fosse o Renan Calheiros”.

A decisão foi tomada pela área de recursos humanos do Senado, informou a assessoria de comunicação da Casa. “Não foi uma ação da presidência da Casa, mas uma ação administrativa”, informou a assessoria do Senado em nota.

O Senado também não divulgou o nome das duas estagiárias que foram demitidas. Segundo a assessoria, o motivo da demissão foi a publicação de uma foto e a realização de um comentário em horário de expediente. O setor de recursos humanos do Senado é subordinado à Comissão Diretora do Senado, cujo presidente é Renan Calheiros.

O STF confirmou que a estagiária demitida é sobrinha de Barbosa. A assessoria do STF informou que o presidente da Corte não vai comentar o assunto.