Com melhora progressiva, o cantor Netinho vai poder almoçar normalmente nesta quarta-feira (26). Os médicos retiraram a sonda gástrica, o que permite o cantor a se alimentar via oral.

Segundo a assessoria do cantor –que está internado desde 10 de maio no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo–, seu almoço será purê de mandioquinha, carne e creme de frutas de sobremesa.

A sonda nasal, que ajuda na chamada dieta enteral, permanece para “nutrir melhor”, segundo a assessoria.

Antes, Netinho estava autorizado apenas a chupar picolés e comer gelatina. Sua rotina ainda inclui sessões de fisioterapia e fonoaudiologia. No último dia 20 de junho, o cantor foi transferido para a Unidade Semi-Intensiva.

Internação em Salvador

No dia 18 de abril, Netinho foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, com psoíte (inflamação do músculo psoas), após sentir fortes dores na coxa durante um ensaio com a banda, e foi liberado no dia seguinte. No entanto, as fortes dores passaram para o abdômen e foi constatado que uma artéria havia estourado. Netinho passou por uma cirurgia, na qual foi descoberto um tumor benigno no fígado.

Desde então, o cantor permaneceu internado na UTI para “observação e precaução”, segundo a assessoria de imprensa. Ele chegou a ser transferido para um quarto, mas um quadro infeccioso causou uma nova hemorragia e ele voltou para a UTI, dessa vez em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos. Na madrugada do dia 10 de maio, Netinho foi transferido para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Anabolizantes

De acordo com especialistas entrevistados pelo “Fantástico”, da Globo, Netinho pode ter feito uso de anabolizantes que prejudicaram sua saúde. Segundo Jorge Bastos, cirurgião do cantor, há “prescrições médicas, de médicos fora da Bahia”, com produtos do tipo direcionados ao artista.

Para Bastos, “é provável que tenha [havido] o uso de algum medicamento que inclusive já havia sido prescrito para ele para estimular o crescimento muscular, como hormônios anabolizantes. Várias substâncias que são utilizadas para a fisicultura. E eventualmente algumas que são utilizadas também supostamente para reverter ou deter o envelhecimento”.