Saúde registra quatro casos de doenças em peregrinos estrangeiros no Rio
O Ministério da Saúde está monitorando quatro casos de doença registrados com quatro peregrinos estrangeiros que vieram participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa terça-feira (23) no Rio. Foram identificados três casos de diarreia em pessoas que vieram da Colômbia e um de malária em um viajante que chegou da África. Segundo o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Saúde está monitorando quatro casos de doença registrados com quatro peregrinos estrangeiros que vieram participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa terça-feira (23) no Rio. Foram identificados três casos de diarreia em pessoas que vieram da Colômbia e um de malária em um viajante que chegou da África.
Segundo o diretor do Departamento de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, os casos não são preocupantes. “Os três casos de diarreia são diarreia leve, possivelmente por intoxicação alimentar, ocorrida no fluxo da vinda dessa pessoas. Não são casos que preocupam, porque não têm relevância de transmissão.”
Ele disse que, no caso do paciente com malária, o risco de transmissão é mínimo. “Poderia haver uma transmissão, mas o caso foi precocemente identificado. A pessoa chegou no dia 10 e, no dia 17, já tinha sido feito o diagnóstico pela Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz]. A possibilidade de essa pessoa transmitir malária é praticamente nula.”
Segundo Franco Netto, a área de saúde está atenta a epidemias globais, como a gripe aviária e o sarampo, e todos os cuidados foram tomados para evitar que essas doenças cheguem e se alastrem pelo país. Os profissionais da rede de saúde foram orientados a ficar atentos à possibilidade de tais doenças, informou o médico.
Uma das ações tomadas pelo Ministério da Saúde para evitar contágio de doenças durante a Jornada Mundial da Juventude foi a imunização, com a tríplice viral, de pessoas que trabalham na rede de saúde, em hotéis, bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro. O evento, primeiro compromisso internacional do papa Francisco desde que assumiu o pontificado, começa terça-feira (23) e vai até o dia 28 deste mês.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Reitora da UFMS é empossada pelo ministro da educação
Camila Brandão discursou no evento representandos os reitores das universidades federais
VÍDEO: Bombeira passa por trote com banho de óleo queimado após virar comandante em MS
Capitã não foi poupada em trote que é tradição no Grupamento de Operações Aéreas
VÍDEO: Salgadeiro morre após ter motocicleta atingida por carreta na BR-163 em MS
Vítima teria dito que iria em sua casa buscar mais salgados para vender e, quando saía do posto, houve o acidente
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.