Sancionada lei que cria a Semana de Combate à Automedicação

O governador André Puccinelli sancionou a lei que cria a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação e Divulgação das Consequências do uso Indiscriminado de Medicamentos, a ser comemorada, anualmente, na primeira semana do mês de maio. A lei foi publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial do Estado. De acordo com o texto publicado, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O governador André Puccinelli sancionou a lei que cria a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação e Divulgação das Consequências do uso Indiscriminado de Medicamentos, a ser comemorada, anualmente, na primeira semana do mês de maio. A lei foi publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o texto publicado, as atividades da Semana de Combate à Automedicação deverão ser desenvolvidas pelo Governo, podendo ocorrer eventos como palestras de esclarecimento para a população, programa em rádio e em TV e distribuição de folhetos informativos e explicativos pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Rocon).

A lei é de autoria do deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB). De acordo com o Portal ALMS (o site de notícias da Assembleia Legislativa), dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam que 18% das mortes por envenenamento são decorrentes de automedicação.

“A Semana demonstrará à população os riscos da automedicação, como administração incorreta do medicamento, diagnóstico incorreto dos sintomas, dosagens inadequadas ou excessivas, riscos de dependência, possibilidades de reações alérgicas, interações medicamentosas, mascaramentos de sintomas e efeitos colaterais sérios seguidos por complicações que podem ser fatais”, explicou o deputado.

Hanseníase – O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (26) também traz a Lei 4.436, instituindo a “Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Hanseníase e à Verminose”, a ser comemorada, anualmente, no mês de janeiro.

Entre os objetivos da Semana está o de promover, por meio de profissionais qualificados, a intensificação de campanhas públicas, a conscientização, a prevenção e a orientação, com regras básicas de cuidados de higiene domiciliar e pessoal, para evitar a contaminação e a transmissão.

A verminose é a doença que atinge o maior número de pessoas em todo o mundo. No Brasil chega a atingir cerca de 90% da população em todos os níveis sociais, e apesar dos índices alarmantes é ao mesmo tempo a doença menos diagnosticada, devido à falta de informações.

Cansaço e falta de disposição, baixo rendimento escolar, dores abdominais, anemias, enjoos, diminuição das defesas do organismo, comprometimentos de órgãos como intestino, pulmões, fígado, são sintomas das verminoses intestinais e demais parasitas.

Já a hanseníase é uma das doenças mais antigas da história da medicina. Ela é causada por um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas que pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos.

O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como biópsia, podem ser necessários. O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos. A lei é de autoria do deputado Zé Teixeira (DEM).

Conteúdos relacionados