Enquanto as investigações sobre a tragédia da Boate Kiss estão sendo realizadas pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, deputados federais, estaduais e vereadores instalaram colegiados para acompanhar o inquérito. Na sexta-feira, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, recebeu os representantes das comissões parlamentares externas da Câmara dos Deputados e da gaúcha, e da Comissão Representativa Provisória da Câmara Municipal.

Durante o encontro, ele apresentou a documentação relativa ao caso, onde constam legislações estaduais e municipais e boletins de vistorias e alvarás, detalhou os procedimentos da prefeitura relacionados à abertura de empresas e fiscalização, e explicou as ações do Poder Público municipal no socorro e amparo às vítimas. “Nós estamos no epicentro da tragédia. Isso amplia toda a ação. E a prefeitura está integralmente dedicada a todas as questões que envolvam essa tragédia”, disse Schirmer.

Também foram discutidas mudanças nas leis federais e estaduais, principalmente, sobre atribuições e competências dos entes públicos. “Não é só lei. Se é que tem que mudar, não é só lei. Tem que mudar toda uma relação nacional que envolva as instituições públicas nos três níveis. Isso sim é recomendável”, salientou o prefeito. Para Schirmer, a tragédia tem que servir de lição para o País. “Agora, estamos preparando a reconstrução dos nossos sonhos, do nosso futuro e dos nossos lares”, sinalizou.

O coordenador da Comissão Parlamentar Externa federal, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), defende a normatização e regulamentação de legislações federais e estaduais. “Esta comissão tem dois objetivos: a elaboração de uma norma que possa regularizar e facilitar a fiscalização, e observar o que provocou e o que poderia ter sido feito para evitar essa tragédia”, explicou. Ao longo do encontro, o prefeito entregou cópias dos documentos apresentados aos deputados e aos vereadores.

Participaram da reunião os deputados federais Paulo Pimenta, Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS), Jerônimo Goergen (-RS), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Ronaldo Zulke (PT-RS), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e vereadores, além do deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), que perdeu uma sobrinha na tragédia. Ele acompanhou a comissão federal, embora não faça parte oficialmente do colegiado.