Pular para o conteúdo
Geral

Roupas de vítimas da Kiss serão doadas para marcar 6 meses da tragédia

Este sábado, dia 27, mais uma vez, vai ser uma data para não esquecer da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que causou a morte de 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos. Na cidade que foi cenário do acontecimento, haverá doação de roupas de vítimas, uma caminhada, com pessoas usando preto […]
Arquivo -

Este sábado, dia 27, mais uma vez, vai ser uma data para não esquecer da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que causou a morte de 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos. Na cidade que foi cenário do acontecimento, haverá doação de roupas de vítimas, uma caminhada, com pessoas usando preto para pedir justiça, e um culto ecumênico na Catedral Metropolitana, no Centro.

A primeira ação do sábado será solidária. Às 11h, no Calçadão de Santa Maria, será feita uma coleta de roupas das vítimas da tragédia. A intenção é fazer com que cada família que perdeu um ente querido deixe as roupas em um cesto. Esses agasalhos serão doados imediatamente para os necessitados que passarem pelo local e depois serão encaminhados a familiares de vítimas que estejam precisando e a entidades sociais. A iniciativa é promovida pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e pelo Movimento Santa Maria do Luto à Luta.

Os participantes da ação da manhã vestirão túnicas pretas, confeccionadas por familiares de vítimas. Elas estarão numeradas de 1 a 242, para representar as pessoas que morreram na tragédia. O preto é um simbolismo para protestar contra os últimos acontecimentos, que livraram qualquer integrante da prefeitura a responder pelo incêndio na Kiss, a partir do inquérito civil concluído pelo Ministério Público. “O preto é para marcar a nossa inconformidade com a impunidade”, diz o presidente da AVTSM, Adherbal Ferreira.

No final da tarde, a concentração vai ocorrer a partir das 18h, na Praça Saldanha Marinho, no Centro. De lá, às 18h45, amigos e familiares farão uma caminhada de aproximadamente 100 metros até a frente da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco. Os sinos da igreja vão badalar nesse momento, o que será uma senha para que os manifestantes batam palmas, no já tradicional “minuto de barulho”. Todos são convidados a participar, seja no local ou de forma individual. Na caminhada, os participantes usarão as túnicas pretas novamente.

Depois da caminhada e do “minuto de barulho”, haverá uma celebração ecumênica na Catedral. Representantes de várias religiões comandarão a cerimônia, a exemplo do que já ocorreu no dia 27 dos últimos dois meses, quando a celebração foi realizada na Basílica da Medianeira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dólar fecha em baixa de 0,26%, a R$ 5,5472, com ajustes e alta do petróleo

Comerciantes reclamam de cheiro ‘insuportável’ de lixo jogado em terreno baldio no Iracy Coelho

TCE-MS reprova contas de ex-prefeito de Bela Vista por descumprir metas fiscais

Casa Branca rebate Lula: Trump não quer ser ‘imperador do mundo’, mas ‘presidente forte’

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Polícia encontra mais de 1 tonelada de maconha escondida em ilha no Porto Caiuá

Últimas Notícias

Esportes

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Na próxima sexta-feira (18) o basquete brasileiro estreia nas quadras

Trânsito

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Motorista fez conversão a esquerda, quando a moto, na faixa de ônibus, atingiu a traseira do veículo

Mundo

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Não há registro de feridos

Polícia

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

O pneu de um dos carros chegou a estourar devido ao impacto da batida