Robôs vão invadir a terceira edição do Campo Grande Game Show – um dos maiores eventos de entretenimento digital da região Centro-Oeste, que acontece na praça de eventos do Norte Sul Plaza, até dia 24 de fevereiro, na capital. Numa iniciativa do Senac/MS em parceria com a UFMS/FACO, o público vai se divertir neste fim de semana em circuitos de corridas e até jogo de futebol entre robôs.

De acordo com professor UFMS, Edson Takashi Matsubara, essa iniciativa utiliza jogos para apresentar conceitos fundamentais de computação como algoritmos, lógica de programação, circuitos digitais e robótica de maneira lúdica e interativa.

No espaço do Senac Tecnologia será montado uma pista de corrida para robôs com regras similares ao jogo Mario Kart. Cada robô possui um sensor de cor de modo a detectarem as marcações no chão da pista (etiquetas coloridas). Cada cor irá alterar o comportamento do robô para andar mais rápido, mais devagar, andar tendendo para esquerda e direita, entre outros. A corrida será realizada entre quatro robôs e serão controlados por quatro joysticks. Matsubara explica que os robôs utilizados nesta tarefa são educacionais de fácil acesso e de baixo custo (aproximadamente R$ 35) e podem ser construídos por alunos de ensino médio.

Paralelamente a pista, haverá um espaço para o futebol entre robôs. Serão apresentados os robôs participantes da Competição Latino Americana de Robótica (Latin American Robotics Competition – LARC 2012) que ganharam o troféu de terceiro colocado. A arena é similar a um campo de futebol onde cada time é composto por três robôs que são remotamente controlados por um computador.

Na competição, os robôs são totalmente autônomos e existe uma câmera de vídeo sobre a arena que é utilizada para sua localização. Os professores responsáveis por esta modalidade, Edson Matsubara e Fábio Iaione ressaltam que os robôs foram adaptados ao Campo Grande Game Show para que possam ser controlados por joysticks, o que possibilitará um jogo com maior interação com o usuário.

As novidades não ficarão restritas ao solo. Sobre as arenas, de hora em hora, público vai conferir o Tricóptero e o Hexacóptero que sobrevoará a área do Campo Grande Game Show. A bordo do Hexacóptero será colocado uma câmera de vídeo que transmitirá para o telão a imagem visualizada pelo Hexa. Ambos foram construídos no Laboratório de Inteligência Artificial (LIA) da UFMS.

Nas mesas bistrôs, público vai conhecer Alice – um ambiente de programação 3D que possibilita o usuário programar o ambiente utilizando uma interface de arraste e solte. Na programação ainda acontecerão atividades como jogos e aplicações de microcontroladores e FPGA voltado para área de jogos, bem como degustação do CS Unplugged – conceitos como números binários, algorítimos e compressão de dados por meio de jogos e brincadeiras.

Para saber mais sobre a programação de robótica que terá início neste sábado dia 17 de fevereiro, a partir das 14h, no espaço Senac Tecnologia, basta acompanhar o www.facebook.com/cggameshow.

Serviço

O 3º Campo Grande Game Show, com patrocínio da NET e apoio Senac/MS, Sesc/MS, ACICG – Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Abraão Games, Vizion e Norte Sul Plaza, numa realização da Travel Way, é um evento gratuito, aberto das 14h às 20h, na praça de eventos do shopping. Para saber mais informações sobre o maior evento de entretenimento digital do Centro-Oeste, basta acessar o Facebook (www.facebook.com/cggameshow).