A prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta quinta-feira (5), a 450 dias do aniversário de 450 anos da cidade, o comitê responsável por organizar a celebração da data. O plano é que os cariocas e moradores ajudem na criação do calendário de eventos comemorativos, que vai de 31 de dezembro de 2014 a 1º de março de 2016.

Os moradores poderão sugerir festas e presentes para a cidade através do site. Segundo o diplomata Marcelo Calero, a frente do comitê, a ideia é que a programação seja inteiramente montada pelas sugestões, que serão recebidas até 31 de janeiro e depois analisadas e colocadas em votação.

“As sugestões podem ser feitas em duas modalidades: as festas, para serem celebradas nos bairros e não apenas em grandes shows em Copacabana, e os presentes, sugestões de melhorias para a cidade”, explica Calero.

Para o prefeito Eduardo Paes (PMDB), que assinou o decreto ao lado da ministra da Cultura Marta Suplicy (PT), o grande ativo do Rio “é o carioca”, e ao prolongar a festa até 2016 além de comemorar os 450 anos, mantém-se o Rio em clima de Olimpíadas. “Apesar de não ir até agosto, vamos a 2016, entregar uma cidade eletrizada”, diz Paes.

O prefeito, no entanto, não soube precisar o valor que será gasto na celebração. “Isso ainda vai ser definido, depende das sugestões”, afirmou. Hoje também foi lançado o concurso para escolher o logotipo do aniversário, aberto a escritórios de design de todo o País.