A reunião realizada na manhã desta terça-feira (26) na sala da presidência da Assomasul detalhou a vinda da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a na próxima semana.

A ministra vem para o “Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas de Mato Grosso do Sul com Órgãos Federais”, marcado para ocorrer das 9 horas até às 18 horas da próxima segunda-feira (1º).

Durante a reunião entre diretores e técnicos da entidade, além da equipe de apoio, foram discutidos assuntos como a montagem da estrutura, cerimonial e participação da imprensa no evento.

Pelo que ficou definido, não haverá credenciamento para os profissionais de imprensa, que ficarão livres para fazer a cobertura do encontro institucional.

Por enquanto, a assessoria da ministra e os integrantes da bancada federal ainda não definiram se haverá coletiva antes da abertura do encontro, já que consta da agenda de Ideli Salvatti na manhã de segunda-feira entrevista ao Programa Bom Dia Mato Grosso do Sul, da TV Morena, afiliada a Rede Globo de Televisão.

Também ficou estabelecido que dentro da estrutura a ser instalada na Assomasul haverá uma tenda no estacionamento da entidade para acomodação das autoridades e telões.

Devem se pronunciar na abertura oficial do ato o presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (PSDB), a ministra Ideli Salvatti, o governador André Puccinelli (PMDB) e representantes da bancada federal.

EVENTO

O governo federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, realizará uma rodada de capacitações nos Estados para orientar os novos prefeitos sobre as políticas públicas. O objetivo é apresentar os principais programas, ações e linhas de financiamento voltadas às cidades.

O Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas será realizado com apoio dos governos estaduais, das prefeituras e das entidades municipalistas.

Segundo a ministra Ideli Salvatti, o objetivo é dar continuidade às orientações aos prefeitos e às prefeitas sobre os programas, as políticas e as linhas de financiamento apresentados no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado pelo Governo Federal em janeiro.

“Agora é a vez de o governo federal ir até os Estados para intensificar as capacitações dos gestores públicos, neste primeiro ano de mandato. Tenho certeza que o resultado dessa parceria entre governo federal e municípios será fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades. Desta forma, vamos avançar na direção de um Brasil desenvolvido, que garanta os direitos de todos os brasileiros”, disse a ministra.

A programação abordará os principais programas do governo federal nas áreas de saúde, educação, social, , saneamento básico, habitação e políticas públicas voltadas à modernização da gestão pública.

Em cada Estado, haverá uma programação diferenciada, alinhada às necessidades regionais. Os temas serão apresentados por secretários e assessores dos ministérios.

Os principais ministérios do governo federal farão atendimento individual para esclarecer as dúvidas de cada município. Além disso, haverá oficinas de capacitações para acessar programas federais. (Com informações do Ministério das Relações Institucionais).