Republicanos querem mais informações sobre Benghazi
A Casa Branca divulgou cerca de 100 páginas de e-mails e anotações sobre o ataque contra a missão diplomática norte-americana em Benghazi, Líbia, no ano passado. Mas a medida não satisfez os republicanos, que exigem mais informações sobre o episódio. “Por que não divulgar todos os documentos secretos?”, questionou o deputado Jason Chaffetz, republicano que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Casa Branca divulgou cerca de 100 páginas de e-mails e anotações sobre o ataque contra a missão diplomática norte-americana em Benghazi, Líbia, no ano passado. Mas a medida não satisfez os republicanos, que exigem mais informações sobre o episódio.
“Por que não divulgar todos os documentos secretos?”, questionou o deputado Jason Chaffetz, republicano que integra o Comitê de Supervisão e Reforma do Governo. “O presidente tem dito repetidamente que quando receber mais informações, vai divulgar para o público. Por que não divulgar – em vez das escolhidas a dedo – por que não divulgar todos os documentos secretos?”
Um porta-voz do presidente da Câmara, o republicano John Boehner disse na quarta-feira que o partido espera que “esta divulgação limitada de documentos seja um sinal de que mais cooperação virá”. O presidente do Comitê de Serviços Armados da Câmara pressiona o Pentágono para que divulgue mais detalhes sobre as ordens militares dadas por volta do horário do ataque e que aeronave militar estava na região.
Quatro norte-americanos, dentre eles o embaixador Chris Stevens, foram mortos quando militantes invadiram a missão norte-americana e o anexo da CIA em dois ataques noturnos em 11 de setembro de 2012.
Os republicanos acusam o governo Obama de enganar o povo americano sobre as circunstâncias do ataque, minimizando um ataque terrorista que teria reflexos ruins na campanha de reeleição de Obama. O presidente negou as acusações de tentar encobrir o caso e deu a entender, na segunda-feira, que as críticas tiveram motivos políticos.
Oito meses após o ataque, a questão continua a ser usada pela base republicana em seus ataques ao presidente. Integrantes da base republicana e grupos externos pressionam Boehner a indicar um comitê especial de investigação. Republicanos em cinco comitês da Câmara tentam abrir seus próprios inquéritos e prometem convocar mais testemunhas para falar em público, dentre elas um diplomata veterano e um almirante reformado que conduziram uma análise independente sobre o ataque, que faz duras críticas ao Departamento de Estado pela insuficiência de segurança na instalação.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.