Republicanos impedem proposta para aumentar limite da dívida dos Estados Unidos
Os republicanos do Senado dos Estados Unidos bloquearam hoje (12) a proposta dos democratas para ampliar o limite da dívida do país, que será alcançado na próxima quinta-feira (17), para depois das eleições legislativas, que serão em novembro de 2014. Apesar de os democratas terem conseguido obter 53 votos no Senado, o número não foi […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os republicanos do Senado dos Estados Unidos bloquearam hoje (12) a proposta dos democratas para ampliar o limite da dívida do país, que será alcançado na próxima quinta-feira (17), para depois das eleições legislativas, que serão em novembro de 2014. Apesar de os democratas terem conseguido obter 53 votos no Senado, o número não foi suficiente para submeter a debate o aumento do teto da dívida norte-americana, estimada em US$ 1,1 bilhão – o que exige um mínimo de 60 votos.
Todos os democratas votaram a favor da medida, exceto o líder da maioria, Harry Reid, que optou por manter o direito de poder voltar a considerar a proposta. Os republicanos mais moderados fizeram circular uma proposta dos dois partidos, que admitia o aumento do teto da dívida até janeiro – o que terminaria com a paralisação da administração federal, que já está no 13º dia -, financiando o governo até março. Reid disse que a suspensão dos pagamentos, próximo a ocorrer, levaria a economia norte-americana a uma queda livre.
Um grupo de senadores republicanos defende que o limite da dívida não deve ser elevado, a menos que o presidente, Barack Obama, aceite modificar os pressupostos dos seus programas de apoio social. O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, classificou de “lamentável” a falta de acordo no Senado, insistindo que o Congresso “deve fazer o seu trabalho” e elevar o limite da dívida.
“Esse projeto de lei teria retirado de cima da mesa a ameaça de suspensão dos pagamentos e dado aos negócios e à economia da nossa nação a certeza de que necessitamos”, disse Carney.
“A cinco dias de o governo ficar sem autorização para contrair empréstimos, o Congresso deve avançar com uma solução que nos permita pagar as nossas faturas para que possamos seguir adiante com as negociações para chegar a um acordo mais amplo”, acrescentou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.