A Secretaria Municipal de Saúde continuará a realizar o repasse de verbas do SUS para o Hospital do Câncer, em Campo Grande. O secretário Ivandro Fonseca explicou nesta segunda-feira (25) que o prefeito Alcides Bernal pediu a nova diretoria a regularização da situação na unidade.

Em reunião hoje, o secretário relatou que a mudança em parte da diretoria foi efetivada e, com isso, o repasse será feito. “O prefeito estipulou um prazo de 15 dias para a regularização. O repasse será efetivado normalmente para este mês de março”.

Conforme informações do Conselho, de janeiro até agora a prefeitura repassou mais de R$ 2,5 milhões para o HC. A nova diretoria declarou que desde 1º de março cerca de 600 pessoas suspenderam as doações, o que faz com que o déficit mensal de R$ 300 mil aumente.

A Promotora Paula Volpe avaliou que a parceria com a prefeitura é fundamental para a manutenção dos serviços e pontuou que apesar de o sistema financeiro ter sido abalado, os atendimentos nunca deixaram de ser feitos. “Os responsáveis serão punidos. É certo que haverá instauração de ação penal e de improbidade”, disse Volpe.

O prefeito se mostrou sensível a questão do hospital do Câncer, garantindo os recursos em dia. “O Hospital do Câncer não pode ser vítima da irresponsabilidade de algumas pessoas. Eu me coloquei à disposição para que possamos resgatar essa credibilidade da instituição, que já salvou milhares de vidas”, disse Bernal.

O Secretário de Saúde, Ivandro Fonseca, fez questão de ressaltar que o convênio precisa atender a Lei da Transparência. “São medidas como tornar público os relatórios de prestação de contas do Hospital, afixando o documento em locais públicos para que a sociedade identifique onde cada centavo está sendo investido. Isso garante a lisura do convênio e devolve a credibilidade à instituição”, explicou Ivandro Corrêa.

Diretoria

No último dia 20, o Conselho Curador do Hospital do Câncer Alfredo Abrão afastou temporariamente o Diretor-Presidente Adalberto Abrão Siufi, o Diretor-Financeiro Wagner Miranda e o Diretor-Geral Blener em uma reunião que teve cerca de duas horas e meia de duração. Dos membros, um se absteve de votar e outros três não compareceram.

Para a nova diretoria do Hospital, foram eleitos na mesma reunião Carlos Alberto Moraes Coimbra (Diretor-Presidente), Jeferson Baggio Cavalcante (Diretor-Geral) e Sueli Sebastiana Nogueira Lopes Telles (Diretora Financeira).