Redes sociais viram tema de mostra no CCBB
O fenômeno do compartilhamento de conteúdo nas redes sociais é o tema da Mostra Virei Viral, que apresentará de hoje (24) a domingo (27), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a multiplicação de ideias e criações de pessoas que utilizam essas redes como forma de divulgação. A mostra pretende fomentar a discussão em torno […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O fenômeno do compartilhamento de conteúdo nas redes sociais é o tema da Mostra Virei Viral, que apresentará de hoje (24) a domingo (27), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a multiplicação de ideias e criações de pessoas que utilizam essas redes como forma de divulgação.
A mostra pretende fomentar a discussão em torno dos conteúdos virais como importante ferramenta de democratização da cultura, partindo do princípio que em cultura de rede “dividir é necessariamente multiplicar”, explicou o curador da mostra, Diogo Rezende. Os conteúdos das redes sociais chamados virais, como vídeos por exemplo, são aqueles que adquirem um grande número de circulação na internet.
A programação contará com shows de bandas que usam a internet para promover seus trabalhos e palestras para discutir a colaboração nas criações. A mostra apresentará um formato diferente de contar histórias, com linguagem simples e informal, ao selecionar nove artistas para criarem narrativas a partir de vídeos virais.
Na avaliação de Diogo Rezende, as redes sociais são espaços democráticos que facilitam a divulgação de conteúdo, mas não têm a capacidade de mudar tão profundamente a cultura de uma sociedade. “A gente entende que é um espaço democrático. Mas, também, não adianta termos a utopia que a internet vai transformar as pessoas, porque você tem liberdade mas continua precisando saber o que fazer com ela”.
Rezende acrescentou que as redes sociais possibilitam “dar voz a quem não poderia ter voz”. Entretanto, ele ressalva que essa democratização da informação é insuficiente para achar que as ideias postas transformarão a sociedade.
Com exceção dos shows, que custarão R$ 10 a entrada inteira e R$ 5 meia-entrada, todos os demais eventos poderão ser vistos gratuitamente pelo público.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.