Redes sociais diminuem em 25% a produtividade no trabalho, aponta estudo
O impacto das redes sociais como o Facebook e Twitter no cotidiano dos usuários vai muito além do entretenimento, de acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia Política de Washington, nos Estados Unidos. Além de diminuir a produtividade no trabalho, esses sites também afetam o sono da pessoa e reduzem o número de encontros […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O impacto das redes sociais como o Facebook e Twitter no cotidiano dos usuários vai muito além do entretenimento, de acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia Política de Washington, nos Estados Unidos. Além de diminuir a produtividade no trabalho, esses sites também afetam o sono da pessoa e reduzem o número de encontros presenciais com os amigos.
Para cada hora gasta navegando nas redes sociais, cerca de 16 minutos de trabalho são perdidos – no final de um dia, isso totaliza cerca de seis horas e meia a menos. Ao longo do mês, são oito dias a menos de trabalho. O número equivale a cerca de 25% a menos de produtividade, em média.
Os encontros com os amigos também diminuem, segundo o estudo, com 17 minutos perdidos no “mundo real”. Em um ano, isso equivale a cerca de 18 dias a menos gastos na tarefa de ver os amigos. No caso das horas de sono, sete minutos são desperdiçados.
Para realizar o estudo, o economista Scott Wallsten analisou oito anos de dados do governo dos Estados Unidos sobre os hábitos online dos norte-americanos entre 2003 e 2011.
“Esse estudo é um passo pequeno para entender os efeitos da internet na economia. Os dados mostram que o tempo gasto pela população com lazer online está aumentando”, disse.
Para o pesquisador, o tempo perdido no “mundo real” pode acabar afetando a economia, embora ele afirme que é necessária uma pesquisa mais aprofundada sobre esses “possíveis danos”.
Menos horas de estudo e TV
No caso dos jovens, o uso da internet tem afetado o tempo que eles dedicam aos estudos. Pessoas entre 15 e 19 anos desperdiçam 0,3 minuto de estudo para ficar navegando em redes sociais. No final do dia, isso equivale a cerca de sete horas.
O tempo gasto vendo TV também está caindo. Para cada minuto de atividade online, 0,28 minuto a menos é usado para assistir à televisão. Isso equivale a quase sete horas a menos por dia.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.