As do Google com operações na Internet superaram as expectativas de muitos analistas durante o crucial trimestre de festas de e os preços de anúncios caíram menos do que em períodos anteriores, levando suas ações a uma alta de mais de 4 por cento.

A maior ferramenta de busca do mundo introduziu novas listagens de produtos durante o quarto trimestre –tipicamente o mais forte da companhia– e também beneficiou-se de crescimento em mercados internacionais, disseram analistas.

Excluindo custos de aquisição de tráfego, o negócio gerou receita líquida de 9,83 bilhões de dólares, frente a 8,13 bilhões de dólares no mesmo período no ano anterior, anunciou o Google nesta terça-feira. O valor superou a projeção média de 9,6 bilhões de dólares de seis analistas questionados pela Reuters.

“Os negócios parecem bastante fortes, especialmente sob a perspectiva de lucratividade. Eles realmente aumentaram suas margens em suas operações centrais”, disse o analista Sameet Sinha, do B. Riley Caris.

“A maior parte dessa força parece estar vindo de mercados internacionais, cuja receita cresceu significativamente: alta de 23 por cento ano a ano, contra crescimento de 15 por cento no terceiro trimestre”.

O custo médio por clique, uma medida crítica que acompanha o preço que anunciantes pagam ao Google, caiu 6 por cento em relação ao ano anterior, o quinto trimestre consecutivo de declínio.

“Os preços por clique ainda estão caindo, mas é melhor do que o esperado”, disse o analista Colin Gillis, do BGC Partners.

“O negócio central ainda é um grande negócio e o quarto trimestre é sempre um momento para que o Google brilhe. No entanto, a Motorola ainda está perdendo dinheiro e os preços por clique ainda caíram. Caíram apenas 6 por cento, mas volte quatro ou cinco trimestres e os preços por clique estavam melhorando. Então os dispositivos móveis ainda estão pressionando os preços por clique”, acrescentou ele.

O lucro líquido consolidado no quarto trimestre foi de 2,89 bilhões de dólares ou 8,62 dólares por ação, frente a 2,71 bilhões de dólares, ou 8,22 dólares por ação, no mesmo período no ano anterior, quando o Google ainda não havia comprado a Motorola.

Excluindo itens extraordinários, o Google disse ter lucrado 10,65 dólares por ação no quarto trimestre.

A companhia registrou receita consolidada –que inclui sua operação de telefonia móvel Motorola Mobility mas não as operações de caixas para televisões que recentemente firmou acordo para vender– de 14,42 bilhões de dólares.

A Motorola Mobility teve prejuízo operacional de 353 milhões de dólares durante o trimestre.

O papel do Google tinha alta de aproximadamente 4,5 por cento a 734,46 dólares no after-market.