A rainha Sofía da Espanha completa 75 anos neste sábado, um significativo aniversário que chega ao momento em que intensificou sua atividade pública, sem esquecer-se de seu papel na família real, enquanto o rei Juan Carlos está convalescente de sua última operação no quadril.

Sem celebração pública, a Casa do Rei não deu nenhuma informação precisa sobre como Sofía festejará seu aniversário. Não se sabe se haverá um reencontro de toda a família, com o rei, os príncipes das Astúrias, suas filhas, as infantas Leonor e Sófia, e as filhas dos reis, as infantas Elena e Cristina, com seus filhos.

O aniversário da rainha põe em relevo seu incansável papel como defensora das entidades dedicadas à solidariedade, entre as quais se destaca a Fundação Reina Sofía, assim como da promoção da cultura em todos seus aspectos.

Sofía nasceu em Atenas no dia 2 de novembro de 1938, filha dos reis da Grécia, Pablo e Federica, e se casou com o então príncipe Juan Carlos na capital grega em 14 de maio de 1962 pelos ritos ortodoxo e católico.

Está há 51 anos casada com o monarca espanhol e continua desempenhando um papel relevante, acompanhando Juan Carlos em atos institucionais, ou sozinha, dedicada às questões que mais lhe preocupam, especialmente as de índole solidária e cultural.

Neste ano, realizou quase uma centena de atividades oficiais e três viagens oficiais, uma de cooperação a Moçambique, outra para assistir em Lisboa a uma conferência internacional sobre crianças desaparecidas e exploradas sexualmente e a última a Nova York, para receber o Prêmio Roosevelt.