Dezenove mulheres das comunidades negras rurais quilombolas de Mato Grosso do Sul começam neste domingo (7), a partir das 7h30, no Hotel do Lago, na Capital, uma oficina de capacitação referente ao projeto “Implementação de ações de consolidação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher”. O evento está sendo realizado pelo governo do Estado, por meio da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania.

O encontro com as quilombolas do Estado, que vai até a próxima quarta-feira (9), tem por objetivo capacitar mulheres rurais promovendo a sensibilização, bem como a qualificação destas nas especificidades da violência contra as mulheres e a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Participam da capacitação 19 mulheres das comunidades quilombolas dos municípios de Corumbá (Comunidade Família Ozório), de Nioaque (Comunidade Família Araújo Ribeiro, Família Romano Martins da Conceição e Família Bulhoes), de Dourados (Comunidade Picadinha), de Terenos (Comunidade Família dos Pretos), de Rio Brilhante (Comunidade Família Jarcem), de Maracaju (Comunidade Família Colônia São Miguel), de Bonito (Comunidade Água do Rio Miranda), de Corguinho (Comunidade de Furnas da Boa Sorte), de Jaraguari (Comunidade Furnas do Dionísio) e de Pedro Gomes (Comunidade Família Quintino).

Segundo Antônio Borges dos Santos, secretário geral da coordenação estadual das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul (Conerq/MS), atualmente doze destas mulheres quilombolas ocupam o cargo de presidentes na coordenação das comunidades negras do Estado. “Até pouco tempo elas não podiam assumir cargo de direção nas comunidades. É pela primeira vez que elas participam de um evento como este, de capacitação sobre a violência contra as mulheres. É de suma importância para todas elas a realização deste encontro do governo estadual”, disse Borges.

Mulheres indígenas

Nos dias 9, 10, 11 e 12 de julho o evento será realizado para as mulheres indígenas do Estado, no mesmo local. O encontro terá a participação de mais de 50 indígenas.

“Esse trabalho vem justamente fortalecer o compromisso [da implementação de ações de consolidação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher] entre o governo federal, estadual e municipal. As mulheres ficam três dias no local de capacitação, participando de palestras e das rodas de conversas sobre o assunto”, informou a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Elza Maria Verlangieri Loschi (Tai Loschi), da Secretaria Estadual de Governo (Segov).

De acordo com a programação, durante as oficinas serão discutidas temáticas sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas, Tráfico de Mulheres, Rede de atendimento às mulheres, Práticas de atendimento às mulheres em situação de violência e sobre a Lei Maria da Penha. E ainda, a partir das 20 horas haverá uma roda de conversa, com relatos e vivências dos trabalhos de intermódulos.