O Governo do Estado e o Ministério do Trabalho e Emprego irão oferecer em Dourados 600 vagas de qualificação por meio do Programa Projovem Trabalhador. Mato Groso do Sul, através da Fundação do Trabalho (Funtrab), assinou o Termo de Adesão que garante o atendimento a 5.500 jovens em 32 municípios.

As 600 vagas disponibilizadas para Dourados serão distribuídas nas áreas de Administração, Alimentação, Arte e Cultura, Comércio, Joalheria, Telemática e Vestuário. A escolha dos cursos contempla a realidade local e levou em conta uma necessidade regional de capacitação. A realização dos cursos será de responsabilidade da empresa Sealp. Para o diretor administrativo da instituição, Luiz Fernando Strey, esta é uma excelente oportunidade disponibilizada pelo governo para uma qualificação gratuita e de qualidade para os douradenses. “Nós temos uma expectativa muito boa em relação a execução dos cursos do ProJovem na cidade. Nossa entidade foi muito bem orientada pela secretaria de Assistência Social do Estado para obtermos êxito nas qualificações”.

A diretora presidente da Funtrab e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Garib, destacou a importância do projeto na meta de colocar no mercado jovens preparados. “Na área do Trabalho temos o grande desafio de proporcionar qualificação profissional assim como exige hoje o mercado,e, para isso, temos um time que vai trabalhar conjuntamente com as empresas fazendo monitoramento, inserção e auxiliando no que for preciso”.

Seleção

O participante terá mensalmente o auxílio financeiro no valor de R$ 100,00, durante seis meses. O pagamento é condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades do mês. Do total das vagas oferecidas, 10% serão destinadas a pessoas com deficiência não impeditiva ao exercício da atividade laboral.

Além de ter entre 18 e 29 anos completos até a data da inscrição, o candidato deve estar desempregado; ser membro de família com renda mensal per capita de até um salário mínimo; estar frequentando (ou ter concluído) o ensino fundamental ou médio e não estar cursando (ou ter concluído) o ensino superior.

Os interessados devem apresentar o original e a fotocópia dos seguintes documentos: RG; CPF; Título de Eleitor (quando for o caso, comprovante de quitação das obrigações); Programa de Inclusão Social – PIS/NIS; Comprovante de escolaridade e Comprovante de Renda.

Em Dourados as inscrições estão sendo realizadas no Ciat – Av. Weimar Gonçalves Torres, 1680 – Centro.