A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Semec), com o apoio da Prefeitura de Nova Andradina, iniciará ainda neste mês o projeto “Xadrez 2013”. A iniciativa atenderá alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) no decorrer de todo o ano letivo.

O professor Carlos Diego Dantas será o responsável pela docência das aulas oferecidas no contraturno escolar. Entre os benefícios do xadrez, o educador destacou a melhora na atenção, disciplina, pensamento lógico e imaginação dos estudantes.

De acordo com o professor, a prática do xadrez no ambiente escolar, a exemplo do projeto que será desenvolvido em Nova Andradina, é tida como unanimidade entre os mais renomados especialistas em Educação.

Dantas comentou a iniciativa citando o doutor e pós-doutor Wilson da Silva. “O xadrez merece crédito, porque ensina às crianças o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta”, parafraseou.

O público alvo são crianças e adolescentes de ambos os sexos, com faixa etária entre 07 e 17 anos. As aulas serão realizadas no Departamento de Cultura. É necessário que os estudantes estejam acompanhados dos pais para efetuarem as matrículas.