Iniciam na segunda-feira (18) as atividades do Projeto Conheça o Judiciário em 2013, onde escolas públicas e particulares, além das universidades de Campo Grande e dos outros 77 municípios do estado têm a oportunidade de se aproximar da estrutura e funcionamento da Justiça.

O agendamento das visitas já está sendo realizado pela Secretaria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça para a participação no projeto Conheça o Judiciário com o objetivo de aproximar ainda mais a justiça do cidadão.

A primeira participação de 2013 é da turma de 30 acadêmicos do 7º semestre do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob a coordenação do Professor Caique Ribeiro Galícia, que assistirão a uma sessão da Câmara Criminal.

Os alunos serão recepcionados pela equipe de Relações Públicas, receberão ainda a palestra sobre a estrutura e o funcionamento da justiça de segundo grau, além de poderem visitar o prédio do TJMS e conhecer o memorial do Poder Judiciário.

A intenção da atividade é proporcionar ao participante ter uma ideia do trabalho, das funções e atividades da justiça estadual e de como trabalham e dedicam-se os profissionais que nela atuam, sendo magistrados e servidores. O Poder Judiciário, como garantidor da cidadania, é o mais fiscalizado e cobrado, assim é necessário divulgar suas qualidades, bem como sua importância.

Toda a visita será registrada por fotógrafo do Tribunal e as fotos serão disponibilizadas no perfil do projeto no Facebook.

Saiba mais – Com o slogan “Um Meio Legal de Entender a Justiça”, o projeto visa permitir que os participantes adquiram conhecimentos práticos a respeito do funcionamento da justiça estadual, criar canais efetivos de comunicação com a sociedade, tornar possível à população conhecer a realidade do Tribunal de Justiça, sua atuação como órgão participativo e interativo com os problemas sociais e principalmente como guardião das garantias constitucionais.

Na página do Conheça o Judiciário, além do agendamento, é possível saber o calendário da programação do projeto, ver a galeria de fotos, os vídeos referentes ao projeto, fazer download de manuais e cartilhas, conhecer o material publicitário utilizado na campanha de lançamento, pode se inteirar com as notícias e pegar os endereços de contato.

Aos interessados em agendar uma visita é necessário acessar www.tjms.jus.br/conheca, clicar em agendamento e preencher o formulário. As atualizações do projeto podem ser visualizadas no Facebook pelo www.facebook.com/conhecaojudiciario.

O Projeto Conheça o Judiciário completou um ano de existência em novembro de 2012. Durante todo o período foram oferecidas visitas orientadas para acadêmicos de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da Unaes, da Universidade Federal de MS (UFMS) do campus de Dourados, da Estácio de Sá, da Facsul, da Universidade Estadual de MS (UEMS), da Faculdade Campo Grande (FCG), sempre com visitas em média de 50 estudantes.