Estão sendo selecionados jovens com o perfil para o programa ProJovem Trabalhador, um programa do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que visa proporcionar a qualificação por meio de uma associação entre a qualificação social e a qualificação profissional, promovendo a participação cidadã. São pessoas entre 18 e 29 anos, em risco de desemprego, que desejem a inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Os agentes do ProJovem estão montando tendas de atendimento, que funcionam durante todo o dia em bairros detentores do público alvo ProJovem em Campo Grande para a matrícula de 1200 jovens em cursos de capacitação de Administração, Comércio, Turismo e Hospitalidade, Beleza e Estética e 1000 jovens em cursos de Alimentação, Vestuário, Telemática e Joalheria. Nos dias 15 e 18 os agentes estarão no Lageado, dias 19 e 20 no bairro Nova Lima e Aero Rancho. Um carro de som passa pelo bairro avisando o local em que está a equipe.

Leandra Martins Freitas já realizou sua inscrição. Atualmente desempregada, trabalhava no setor de limpeza de um hospital, agora quer se capacitar na área da administração, em busca de melhor estabilidade e salário. Já Ariane Cristina Rocha está atrás de cursos profissionalizantes, pois acredita que são importantes para o crescimento pessoal e profissional, e também se fez sua matrícula.

O ProJovem é vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, sendo que em Mato Grosso do Sul é coordenado pela SETAS por meio da . Em Campo Grande serão qualificados 2200 jovens, sendo que a qualificação de 1200, divididos nos arcos ocupacionais de Administração, Comércio, Turismo e Hospitalidade, Beleza e Estética, é responsabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa, Extensão e Cultura () à UFMS.

Os jovens beneficiados pelo programa receberão além do curso de qualificação, alimentação durante as aulas, vale transporte, kit com material escolar e um auxílio mensal de R$ 100,00. Os cursos têm carga horária de 350 horas e duração de seis meses. Ao final do curso os alunos serão encaminhados para o mercado de trabalho, desde que completem, no mínimo, 75% das aulas com bom aproveitamento.

A previsão de início das aulas é para 04 de março, já com todos os alunos matriculados. As equipes de matrícula percorrerão os bairros de Campo Grande até o dia 25 de fevereiro. Para mais informações, o telefone de contato é o 67 33455900, ou pelo e-mail [email protected]