Produção de soja do Brasil prevê recorde de 88 milhões de toneladas

A produção de soja do Brasil em 2013/14 poderá atingir o recorde de 88,1 milhões de toneladas, 7,4% maior ante o ciclo anterior, em meio ao aumento de área com a perspectiva de cenário de preços favoráveis, estimou a consultoria Safras & Mercado. “Os fatores de estímulo ao cultivo da soja devem ser dominantes e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A produção de soja do Brasil em 2013/14 poderá atingir o recorde de 88,1 milhões de toneladas, 7,4% maior ante o ciclo anterior, em meio ao aumento de área com a perspectiva de cenário de preços favoráveis, estimou a consultoria Safras & Mercado.

“Os fatores de estímulo ao cultivo da soja devem ser dominantes e prevalecer na decisão dos produtores: positiva lucratividade bruta, aumento na disponibilidade de crédito oficial e privado”, disse a consultoria em nota enviada nesta sexta-feira (26).

A Safras acrescentou ainda que, depois dos elevados preços recebidos na temporada anterior, o cenário ainda deve permanecer razoável em 2014, em meio a uma demanda aquecida.

O incremento de área é estimado em 3,7%, para 28,9 milhões de hectares.

Além do aumento de área, a estimativa trabalha com uma condição clima regular na temporada e aumento dos investimentos em tecnologia, que podem elevar a produtividade a 3.046 kg por hectare, contra 2.949 kg da safra atual, mas abaixo do recorde de 3.077 kg de 2011.

Milho

Já o milho deve ceder espaço na safra de verão 2013/14 no país, com uma queda de 10 por cento em área, para 5,28 milhões de hectares no centro-sul do país, segundo estimativa da Safras.

Considerando, condições climáticas dentro da normalidade, a produção da primeira safra no centro-sul deverá recuar para cerca de 29 milhões de toneladas, ante 33 milhões de toneladas do ciclo anterior.

Na segunda safra, a consultoria estima queda de 6,2 por cento na área, para 7,5 milhões de hectares. A produção da chamada “safrinha” é prevista em 42,46 milhões de toneladas, ante 45,2 milhões de toneladas do ciclo anterior, segundo estimativa da Safras.

A safra total de milho do Brasil –incluindo centro-sul, Norte e Nordeste– deve recuar a 77,57 milhões de toneladas em 2013/14, ante as mais de 80 milhões de toneladas colhidas no ciclo anterior.

Algodão

Para o algodão, a estimativa da Safras aponta incremento de 23 por cento na área cultivada com algodão no Brasil, para 1,116 milhão de hectares.

“A motivação para os produtores elevarem a área de algodão está diretamente relacionada à recuperação das cotações, que neste momento superam as de igual período do ano passado em 38 por cento”, disse o analista de Safras & Mercado, Elcio Bento, na nota.

Conteúdos relacionados