Produção da Opep está em nível adequado, diz Emirados

A produção de petróleo dos países membros da Opep está em nível adequado para o mercado e não há conversas sobre mudanças quando o grupo se reunir em dezembro, disse o ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Suhail bin Mohammed al-Mazroui, neste domingo. Um representante sênior de Angola, membro da Organização dos Países […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A produção de petróleo dos países membros da Opep está em nível adequado para o mercado e não há conversas sobre mudanças quando o grupo se reunir em dezembro, disse o ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Suhail bin Mohammed al-Mazroui, neste domingo.

Um representante sênior de Angola, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), afirmou mais tarde que compartilha da opinião do ministro dos Emirados sobre a meta de produção de 30 milhões de barris por dia (bpd).

A Opep, que produz mais de um terço do petróleo mundial, se reúne em 4 de dezembro em Viena para decidir se vai ajustar a meta de produção.

“Não há sinal ou algo que possamos dizer a vocês hoje sobre aumento ou corte na cota”, disse Mazroui à Reuters em entrevista na cidade sul-coreana de Daegu, a cerca de 300 quilômetros a sudeste de Seul e sede do Congresso Mundial de Energia que acontece nesta semana.

“Mas o que é certo é que nós vamos assegurar que o mercado seja bem abastecido”, disse.

Os Emirados Árabes Unidos, que vão pedir para sediar o congresso em 2019, produziram entre 2,7 e 2,8 milhões de barris de petróleo por dia no mês passado, disse Mazroui, sem revelar a produção deste mês.

A produção da Opep em setembro foi a menor desde outubro de 2011, quando o grupo produziu 29,81 milhões de bpd, segundo cálculos da Reuters. O volume foi apenas 70 mil bpd acima da meta de 30 milhões.

Conteúdos relacionados