Presídio feminino em Dourados promove exposição de artesanato

Arranjos, bonecas e outras peças artesanais produzidas por internas que cumprem pena no Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto, Aberto e de Assistência às Albergadas de Dourados serão expostas no presídio nesta sexta-feira (13), a partir das 8h30. O evento será aberto ao público, com peças vendidas com valores em torno de R$ 25,00. A beleza […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Arranjos, bonecas e outras peças artesanais produzidas por internas que cumprem pena no Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto, Aberto e de Assistência às Albergadas de Dourados serão expostas no presídio nesta sexta-feira (13), a partir das 8h30. O evento será aberto ao público, com peças vendidas com valores em torno de R$ 25,00.

A beleza das peças e a riqueza de detalhes encanta quem conhece os trabalhos, já tendo surgido até encomendas da produção, segundo a diretora da unidade penal, Luzia Aparecida Ferreira. “Os trabalhos também são uma excelente opção para presentear no Natal pessoas queridas ”, ressalta a diretora.

Luzia destaca que, para a produção do artesanato, as detentas participaram de um curso de qualificação. Segundo a dirigente, incentivar a confecção das peças artesanais, e possibilitar o acesso da população a essas criações, tem por objetivo despertar nas internas a autoestima para reconhecerem as suas reais capacidades. “Queria que elas percebessem o potencial que carregam consigo. Elas chegam muito desacreditadas e, através deste trabalho, acabam descobrindo que tem como virar uma página triste porque que podem muito mais que elas imaginam”, afirma.

No total, foram confeccionadas para a exposição 150 peças. O trabalho foi realizado por cinco reeducandas e a renda arrecadada com a venda será revertida para o setor de trabalho para aquisição de material para novas peças.

Conteúdos relacionados