Só este ano, no período de um mês e meio, cerca de 2 mil pessoas já visitaram o presépio animado montado na casa de formação do Arautos do Evangelho, no bairro Rita Vieira, em Campo Grande. Há razão no sucesso.

Diferente dos modelos tradicionais, a representação do nascimento de Cristo, criada pela ordem religiosa, vinculada à Igreja Católica, tem como vantagem o som, a luz e o movimento.

No escuro, em uma sala climatizada, o visitante assiste a um verdadeiro espetáculo. Em uma estrutura de 5 por 6 metros, está montado o cenário – feito de isopor gesso e tecido-, que, em minutos, ganha vida própria.

O nascimento de cristo, sua morte e ressurreição é contada com ajuda de bonecos de resina, iluminação especial e trilha sonora. Tudo isso faz do presépio uma verdadeira apresentação teatral. Os movimentos dos personagens são coordenados manualmente, por um jovem, que fica escondido dentro de uma cabine.

Ao público, o convite, antes das cortinas vermelhas abrirem, é para esquecer-se dos problemas e das preocupações e refletir, durante 25 minutos, tempo total da apresentação.

A ideia, segundo o irmão Bruno Villas Boas, de 26 anos, responsável pelo agendamento, foi importada da Europa, onde o Arautos também está presente. Quem assiste pela primeira vez, disse ele, sai encantado.

“Fatos, que às vezes, para colocar em palavras, é difícil de entender, posto em arte fica mais fácil. Toca o coração das pessoas”, disse. O trabalho, prosseguiu, vai além da plasticidade que encanta. “É catequético. Percorre o natal, mas também a vida de Jesus, do nascimento à ressurreição”, explicou.

Para Marcos Ricardo Sette, de 17 anos, responsável pela animação manual, a obra “mostra o verdadeiro sentido do natal, mas com algo diferente”. “É uma mensagem de fé e esperança”, completou Bruno.

O presépio animado está em Campo Grande há aproximadamente 5 anos, mas, apesar da procura, pouca gente conhece. O local é aberto à visitação gratuita, às terças, quartas, sábados e domingos, das 6h30 às 8h30. Não é necessário agendar horário, exceto para grupos.

Serviço – A casa de formação do Arautos do Evangelho fica na Rua Rotterdan, 540, bairro Rita Vieira, em Campo Grande. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3042-3434.