Prêmio Guavira de Literatura da Fundação de Cultura divulga vencedores
A Fundação de Cultura do governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial, a relação dos escritores vencedores por categoria do II Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul. Na categoria Romance o premiado foi João Gilberto Noll com “Solidão Continental”; em Crônica, Lucilene Machado Garcia Arf foi a vitoriosa com “Biografia de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fundação de Cultura do governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial, a relação dos escritores vencedores por categoria do II Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul.
Na categoria Romance o premiado foi João Gilberto Noll com “Solidão Continental”; em Crônica, Lucilene Machado Garcia Arf foi a vitoriosa com “Biografia de Amores”; na categoria Poesia o primeiro lugar ficou com Raquel Maria Carvalho Naveira com a obra “Sangue Português: raízes, formação e lusofonia”; Já em Contos o vencedor foi Cássio Eduardo Duarte Pantaleoni com “A Sede das Pedras”.
João Gilberto Noll nasceu em Porto Alegre, em 1946. Publicou treze livros. Recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti em cinco ocasiões: 1981, 1994, 1997, 2004 e 2005. Seu romance Harmada está incluído na lista dos 100 livros essenciais brasileiros em qualquer gênero e em todas as épocas da Revista Bravo.
Lucilene Machado Garcia Arf é paranaense radicada em Mato Grosso do Sul. Professora universitária e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a autora possui outras obras publicadas no Estado: Plântula (poesia), O Gato Pernóstico (literatura infantil), Coisas de Mulher, Fio de Saliva e Claricianas (em parceria com Edgar Nolasco).
Raquel Maria Carvalho Naveira é campo-grandense formada em Letras pela FUCMT. É professora universitária e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Publicou diversos livros dentre eles “Abadia” e “Casa de Tecla” (ambos indicados para o Prêmio Jabuti.
Cássio Pantaleoni é formado em Filosofia com complementação curricular em Psicologia. Possui Mestrado em Filosofia nos domínios da especialização da Fenomenologia e Hermenêutica pela PUCRS. Fundador da editora 8INVERSO e escritor, é autor de “Os Despertos” (2000), “Ninguém disse que era assim” (2002), “Desmascarando a incompetência” (2005), “Histórias para quem gosta de contar histórias” (2010) e “A sede das pedras” (2012).
A Fundação de Cultura recebeu a inscrição de 120 obras de 17 estados brasileiros, um aumento substancial em relação à primeira edição do Prêmio Guavira de Literatura, realizada ano passado, que apontou 82 obras inscritas de 14 estados.
A seleção contou com obras literárias escritas em língua portuguesa, editadas e comercializadas no Brasil em 2012 e classificadas nas categorias Romance; Conto; Poesia e Crônica. Os primeiros colocados de cada uma das categorias receberão R$ 10.000,00 e também um certificado de premiação.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.