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Prefeitos de MS se reúnem em Brasília para audiência sobre privatizações das BRs

Para discutir os detalhamentos das obras a serem feitas nas rodovias BR-163, BR-262 e BR-267 no âmbito do Programa de Concessão de Rodovias Federais acontece nesta terça-feira (14), a partir das 14h, em Brasília, uma reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Vinte prefeitos de municípios de Mato Grosso do Sul confirmaram a presença, […]
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Para discutir os detalhamentos das obras a serem feitas nas rodovias BR-163, BR-262 e BR-267 no âmbito do Programa de Concessão de Rodovias Federais acontece nesta terça-feira (14), a partir das 14h, em Brasília, uma reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Vinte prefeitos de municípios de Mato Grosso do Sul confirmaram a presença, entre eles o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).

Em Mato Grosso do Sul serão privatizados trechos da BR-163, BR-262 e BR-267, que passam por 29 municípios. O contrato de concessão é de 25 anos e estabelece metas como recuperação e manutenção de 1,4 mil quilômetros das rodovias.

O maior trecho é o da BR-163, entre a região norte do estado e a divisa com o Paraná, que tem 847,29 km. O trecho da BR-262, de 326,8 km, começa no entroncamento com a BR-163 e se estende até a divisa com São Paulo. Na BR-267, a concessão abrange 249,3 km entre o entroncamento com a BR-163 e a divisa com São Paulo.

Para o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), que participa da audiência hoje, “essa será a oportunidade de os prefeitos das cidades afetadas pelo Programa em nosso estado obterem da ANTT uma explanação detalhada sobre as intervenções que devem ser feitas nos trechos das rodovias que passam ou cortam esses municípios. Além de os prefeitos poderem sugerir ou solicitar modificações nas intervenções a fim de atender os interesses da população e as necessidades de cada cidade”.

Participam do evento os prefeitos Silas José (Água Clara), Márcio Faustino (Bandeirantes), Pedro Caravina (Bataguassu), Mário Valério (Caarapó), Alcides Bernal (Campo Grande), Aluizio São José (Coxim), Murilo Zauith (Dourados), Marta Araújo (Eldorado), Ricardo Favaro (Itaquiraí), Vaguinho Vilela (Jaraguari), Bel Rodrigues (Juti), Humberto Amaducci (Mundo Novo), Léo Matos (Naviraí), Juvenal Neto (Nova Alvorada do Sul), Zé Cabelo (Ribas do Rio Pardo), Sidney Foroni (Rio Brilhante), Mário Kruger (Rio Verde de Mato Grosso), Adão Rolim (São Gabriel do Oeste), Yuri Valeis (Sonora) e Marcia Moura (Três Lagoas).

Impacto em MS

Em Mato Grosso do Sul, o Programa de Concessão de Rodovias Federais prevê que sejam administradas pela iniciativa privada as rodovias BR-163 (da divisa MS/MT à divisa MS/PR), BR-267 (do entroncamento com a BR-163 até a divisa MS/SP) e BR-262 (do entroncamento com a BR-163 até a divisa MS/SP).

Como contrapartida pela cobrança de pedágio, que em Mato Grasso do Sul deve variar de R$ R$ 4,90 a R$ 7,90, as concessionários ficam obrigadas a investir nas rodovias R$ 8,71 bilhões. Os investimentos devem incluir a duplicação de 1.369 dos 1.423 quilômetros de rodovia (uma pequena parte já é duplicada); a adequação de toda a sinalização; a reforma de pontes, viadutos e tubulações de drenagem.

As concessionárias também ficam obrigadas a disponibilizar o Serviço de Apoio ao Usuário (SAU) com ambulância para atendimento médico de emergência, atendimento mecânico, brigada para combater incêndios e serviço de apreensão de animais que possam invadir a pista; e um sistema de monitoramento por câmeras, instaladas a cada dois quilômetros.

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