Prefeito se reúne com jovens e fala de políticas públicas para a juventude
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), recebeu nesta terça-feira (1°), em seu gabinete, representantes do Fórum Municipal de Juventude, para uma reunião de apresentação das pautas trabalhadas no último sábado. Allan Brito falou em nome dos demais e apresentou os principais pontos discutidos durante o Fórum da Juventude. O jovem destacou que uma […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), recebeu nesta terça-feira (1°), em seu gabinete, representantes do Fórum Municipal de Juventude, para uma reunião de apresentação das pautas trabalhadas no último sábado.
Allan Brito falou em nome dos demais e apresentou os principais pontos discutidos durante o Fórum da Juventude.
O jovem destacou que uma dos pontos que mobilizou as manifestações de junho foi à mobilidade urbana. “Esse tema resultou em uma audiência pública e queremos entregar as propostas ao prefeito, como contribuição a sua administração”.
Para os jovens, a realização do Fórum foi o primeiro passo para ações permanentes. “Estar aqui hoje, neste encontro com o prefeito é algo inédito. Não tivemos esta oportunidade em gestões anteriores”, recordou.
Políticas Públicas
De acordo com um dos jovens, o Fórum realizado no dia 28 de setembro foi um importante passo para a construção das políticas públicas da juventude do município. “Hoje aqui estão reunidos jovens provenientes de várias entidades”.
Eles destacaram que o Fórum foi uma grande oportunidade e que ao longo de sua realização foram debatidas as políticas públicas e as formas de articulação entre os movimentos.
Segundo Allan Brito, o Fórum Municipal da Juventude, ao contrário do que foi noticiado pela mídia, não teve em sua pauta a nomeação do Secretário Municipal da Juventude. “Queremos deixar claro que não esteve em pauta e que em nenhum momento tivemos o interesse pressionar a escolha do secretário, ou secretária da juventude”, afirmou.
Brito enfocou que os jovens discutiram sobre os novos direitos da juventude. “A Secretaria é importante, o Conselho é importante, mas não representa a totalidade da juventude de Campo Grande. Os jovens hoje aqui representa 90% da juventude do município”, ponderou.
Serginho, outro jovem que esteve na reunião, ressaltou a abertura inédita da Prefeitura para ouvir os jovens. “Os últimos 20 anos de governo foram um crime com a juventude desta capital”.
Ações para Juventude
Os jovens destacaram pontos importantes e entre eles ações de combate à pobreza. “Há jovens nas periferias que não possuem acesso as universidades”.
De acordo com eles, esse primeiro passo será um marco. “nós podemos construir um marco diferente para Campo Grande, com educação social e melhores condições, ajudando a cidade a crescer”. E acrescentaram: “O Fórum não é e não foi instrumento para interpor o poder público. É um canal para as pessoas que participam”.
Juliano Gogosz, presidente do Conselho Municipal da Juventude, destacou que o conselho está para somar com as entidades. “Queremos oxigenar o conselho com entidades da sociedade que representem a juventude”.
Gogosz enfocou a importância de unir a juventude. “Devemos trabalhar unidos, pois unidos seremos mais fortes”.
Para Gogosz, a juventude deve trabalhar e caso seja necessário, que sejam realizadas alterações na lei. “Estamos abertos ao diálogo”.
Leonardo Machado lembrou que os jovens que se reuniram com o prefeito foram protagonistas da jornada e representam todos àqueles que estavam nas ruas durante as manifestações de junho. “Viemos até o prefeito para esclarecer que queremos Políticas Públicas para a Juventude. Queremos construir junto ao poder municipal”.
Allan Brito encerrou a fala dos jovens reforçando que esta foi a primeira vez que a juventude foi recebida por um chefe do executivo. “Isso mostra que o prefeito quer fazer uma política diferente. As pessoas em primeiro lugar e eu vejo isso aqui neste encontro. Isso é um exemplo de como fazer uma nova política. Um exemplo para todo o Brasil”.
Mobilidade Urbana
O Arquiteto Angelo Arruda, que acompanhou a reunião com o prefeito Alcides Bernal, aproveitou para entregar as proposta construídas durante audiência pública realizada após as manifestações do mês de junho. “Estamos aqui apenas ajudando na construção para o seu mandato de 4 anos”, disse ao prefeito.
Os jovens levantaram alguns pontos sobre mobilidade urbana, especialmente ao que tange o transporte coletivo. “A lista é extensa, mas como exemplo queremos citar o Consórcio Guaicurus, que tem em sua frota veículos com idade vencida e outros itens do contrato que não estão sendo cumpridos”, destacou Rodrigo, um dos jovens que participou do encontro com o prefeito.
Eles ressaltaram que contratos como o do transporte coletivo não atende aos quesitos de tecnologia e conforto, necessários à população.
O prefeito Alcides Bernal agradeceu a presença de todos os jovens. “Eu não tenho dúvidas que estamos reunidos para fazer o bem para milhares de pessoas. Quero contar com a parceria da juventude para fiscalizar nossa cidade”, disse o prefeito.
Bernal destacou que Campo Grande tem a marca do trabalho e de pessoas ordeiras.
O prefeito esclareceu que já determinou ao secretário Semy Ferraz que levante uma área para a construção da “Casa do Estudante Universitário”, uma antiga reivindicação dos jovens.
Para o prefeito, o encontro foi uma importante abertura de diálogo, que segue os moldes da atual administração que tem aproximado as pessoas de sua gestão, colocando-as em primeiro lugar.
Além do prefeito Alcides Bernal, participaram do encontro o deputado estadual Amarildo Cruz, diretor presidente da Fundac Júlio Cabral, Ouvidor do Município Ulisses Duarte e o Comandante da Guarda Municipal Jonys Cabrera.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.